Filtrar


Questões por página:
Recentemente, a Revista Zootaxa apresentou a descrição de uma nova espécie de lagarto de uma das ilhas do arquipélago de Galápagos. O inusitado desta publicação é que os autores da nova espécie não coletaram exemplares para serem depositados em uma coleção ou museu. A descrição foi feita com base em exemplares observados no campo e nas medidas de um exemplar que depois de analisado e dele extraído uma amostra de sangue para estudos de DNA, o mesmo foi marcado e solto. Os autores justificaram que, por tratar-se de uma espécie ameaçada, coletar exemplares poderia colocar a frágil população sob ameaça de extinção [Zootaxa 2201: 26–29 (2009)]. Embora não tenham claramente infringido o Código de Nomenclatura Zoológica, com essa atitude, os autores provocaram polêmica. Analise as afirmativas sobre a não inclusão de espécimes em coleções.

I. Sem vouchers depositados, outros pesquisadores, não poderão verificar a validade do taxon.

II. Futuros estudos taxonômicos com o táxon deverão ser restritos a taxonomia molecular.

III. A descrição sem holótipo não representa qualquer problema.

Assinale:
Recentemente um incêndio provocou a destruição de vários espécimes de serpentes depositadas na coleção do Instituto Butantan, entre eles, alguns exemplares de séries tipo (Holótipos e Parátipos). Entre as atribuições do curador desta coleção podemos esperar que ele:
Mudanças taxonômicas são relativamente constantes na literatura. Entre essas mudanças, por exemplo, espécies descritas em um gênero podem ser transferidas para outro já conhecido, ou para um novo gênero recém criado. Assinale a alternativa que representa casos em que esse tipo de mudança taxonômica ocorreu.
Entre abelhas gentilmente cedidas para estudo pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP), encontrou-se espécimes que foram trabalhados por SCHROTTKY (1910) e que constituem síntipos de algumas espécies descritas por ele dentro de Anthidium Fabricius, 1804. Para não haver problemas futuros quanto à identificação correta das espécies, achamos conveniente designar os respectivos lectótipos, da mesma forma, para uma espécie descrita por MOURE (1957), cujos síntipos se encontram depositados na Coleção de Entomologia Pe.1.S. Moure do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (DZUP).

[Retirado de Revista Brasileira de Zoologia 18 (1): 265 - 269, 2001].

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
Sobre legislação, analise as afirmativas a seguir.

I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade.

II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial.

III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas.

Assinale: