Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 12
Questões por página:
Em 2006 foi publicado o documento Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde. A aprovação deste documento é o resultado de um esforço conjunto entre as três esferas de gestão.
O Pacto pela Vida definiu seis prioridades: saúde do idoso, controle do câncer do colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malaria e influenza, promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica/primária.
Dentre as ações estratégicas definidas pelo Pacto pela Vida de 2006, assinale a afirmativa que apresenta as ações que dizem respeito diretamente à Saúde do Idoso.
O Boletim Epidemiológico de 2006 do Ministério da Saúde aponta que a epidemia de Aids no Brasil avançou na população com 50 anos e mais de idade, tanto em homens como em mulheres.
A taxa de incidência da doença passou de 18,2 casos por 100 mil habitantes para 29,8 entre homens de 50 a 59 anos. Para as mulheres, a taxa mais que dobra nessa mesma faixa etária, subindo de 6 para 17,3 casos por 100 mil habitantes. A mesma tendência aparece entre os maiores de 60 anos.
Dentre os fatores apontados para explicar esse aumento da taxa de incidência da infecção pelo vírus da AIDS entre a população idosa brasileira, assinale a afirmativa correta:
A Política de Atendimento instituída no Estatuto do Idoso pode ser definida como “ a estrutura de leis, propósitos, compromissos, princípios e valores que presidem a estrutura e o funcionamento do ramo social do Estatuto no âmbito da satisfação das necessidades básicas do cidadão”.
O art 47 do Estatuto do Idoso (Lei n.10.741) define as linhas de ação nas quais deve pautar-se a Política de Atendimento.
Com relação a essas linhas de ação, assinale a afirmativa incorreta.
No final da década de 90, a Organização Mundial de Saúde tomou o termo “envelhecimento ativo” em substituição à expressão “envelhecimento saudável”.
Com isso, a OMS objetivava: