Filtrar


Questões por página:

A espécie Ocimum selloi BENTH, da Família Lamiaceae, é conhecida popularmente como alfavaca. De seu óleo essencial podem ser obtidas as substâncias estragol (P), transanetol (Q) e cisanetol (R). Suas estruturas e suas respectivas composições, obtidas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, estão ilustradas abaixo.



Disponível em: http://teses.icict.fi ocruz.br/pdf/paulajfpm.pdf
Acesso em: 08 out. 2010. (Adaptado)

Em relação a algumas reações que podem ser realizadas com o estragol, transanetol e cisanetol, analise as afirmativas a seguir.

I - Os produtos principais da reação de hidrogenação de (P) e (Q), catalisada por platina a 25 °C e a pressão de 1 atm, são isômeros constitucionais.
II - Tanto (Q) como (R) podem descorar uma solução de em tetracloreto de carbono com a formação de um mesmo produto principal de reação.
III - A reação de (P) com HBr pode levar a formação de um produto de reação idêntico ao obtido na reação de (Q) com HBr.
IV - O calor liberado na reação de hidrogenação da dupla olefínica de (Q) é menor do que na de (R).

Estão corretas APENAS as afirmações

O esquema abaixo representa o resultado de uma cromatografia em camada fina, em placa de sílica gel, realizada simultaneamente com os analitos A e B. Após revelação por vapores de iodo, foram observadas as manchas 1, 2, 3 e 4, cada uma delas relacionada a apenas uma substância.



A partir dos resultados obtidos nesse experimento, conclui-se que

A utlização do eletrodo de Ag/AgCl pode ser tanto como eletrodo de referência quanto como eletrodo indicador.

PORQUE

O eletrodo Ag/AgCl tem um potencial conhecido, que é essencialmente constante e insensível à composição das soluções de estudo, sendo, ainda, construído com base em uma reação reversível; obedece à Equação de Nerst, pode retornar ao seu potencial original após ser submetido a pequenas correntes e exibe baixa histerese sob ciclos de temperatura.

A esse respeito, conclui-se que

Uma solução de uma dada amostra apresenta absortividade de 200 Foi analisada por espectroscopia na região do UV/Vis em um comprimento de onda na qual se obedece à lei Lambert Beer na concentração empregada nesse experimento. Considere que o caminho óptico é de 1 mm, e a absorbância observada é 0,4. Empregando esse resultado na equação de Lambert-Beer, conclui-se que a concentração da amostra é, aproximadamente,

Para se determinar o teor de cloreto em 1 litro de uma solução salina pelo método de Volhard, retirou-se uma alíquota de 25 mL da mesma, que foi tratada com 40 mL de uma solução padrão de nitrato de prata com concentração 0,150 M. Após a precipitação quantitativa do cloreto na forma de AgCl, titulou-se o excesso de prata remanescente com uma solução padrão de KSCN 0,200 M, contendo íons Fe3+ como indicador. O volume de titulante gasto para se atingir o ponto de equivalência foi de 5 mL. Com base nesses dados, conclui-se que a massa de cloro presente na forma de cloreto na solução inicial é, aproximadamente, de