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Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Cartográfica e Cartografia
A acurácia alcançada no posicionamento estático com GPS não pode ser inteiramente atingida, usando métodos puramente cinemáticos porque
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Cartográfica e Cartografia
Até maio de 2000, havia no Serviço de Posicionamento Padrão do GPS uma deterioração da acuracidade conhecida como Disponibilidade Seletiva. Essa deterioração do sinal era feita por meio das técnicas épsilon (ε) e dither ( δ ).
Essas técnicas trabalhavam, respectivamente, a(s)
Essas técnicas trabalhavam, respectivamente, a(s)
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Cartográfica e Cartografia
No Quadro abaixo, são comparadas as frequências dos códigos C/A e P utilizados nos sistemas GPS e GLONASS.
Pode-se observar que as frequências utilizadas no sistema GLONASS são, aproximadamente, metade daquelas do sistema GPS, o que indica, teoricamente, que as pseudodistâncias GLONASS apresentam
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Cartográfica e Cartografia
O método do posicionamento relativo pode ser subdividido em quatro grupos: estático, estático-rápido, semicinemático e cinemático. Nesse método, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial materializado através de uma ou mais estações com coordenadas conhecidas.
A principal diferença entre o posicionamento estático e o estático-rápido é a(o)
A principal diferença entre o posicionamento estático e o estático-rápido é a(o)
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Cartográfica e Cartografia
No posicionamento por satélite, as distâncias entre a antena do receptor e os satélites rastreados são elementos fundamentais para o cálculo das coordenadas. Por serem obtidas a partir da medição do tempo da propagação de ondas eletromagnéticas no espaço, erros originados em várias fontes influenciam o resultado final.
O erro associado à propagação do sinal origina-se na(s)
O erro associado à propagação do sinal origina-se na(s)