Filtrar


Questões por página:
No posicionamento relativo, há uma técnica denominada troca de antenas que consiste em instalar dois receptores em duas estações, desde que uma seja conhecida, e, após um breve período, trocar as posições dos receptores sem perder o contato com os satélites.

Nessa técnica, a troca entre as posições das antenas permite a(o)
No posicionamento por ponto com GPS, no qual é utilizado apenas um receptor, o referencial geodésico é definido a partir das efemérides dos satélites. Nas efemérides produzidas, o referencial é o ITRF (International Terrestrial Reference Frame), e nas efemérides transmitidas é o
Um fator que limita a área de abrangência para a utilização da técnica RTK é o alcance da transmissão das ondas de rádio, pois, se existirem obstáculos entre a referência e o receptor móvel, a precisão esperada não será alcançada. Uma das alternativas para contornar esse problema é trocar o link de rádio pela comunicação via Internet.

Para isso, foi desenvolvido um novo protocolo específico para transmissão dos dados via Internet denominado
No posicionamento relativo, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial, tornando-se necessário o uso de, pelo menos, dois receptores para coleta de dados.

Atualmente, porém, pode-se levar para campo somente um receptor, e utilizar os dados da(o)
Em algumas aplicações de posicionamento em tempo real não é desejável que haja a ocorrência de perda de ciclos sem a possibilidade de recuperação, como, por exemplo, no acompanhamento da rota de um voo comercial.

A técnica capaz de solucionar as ambiguidades em pleno movimento, corrigindo as perdas de ciclos, é a seguinte: