Filtrar


Questões por página:
No modelo de Harrod-Domar, o crescimento das economias capitalistas no longo prazo depende, essencialmente, da taxa de crescimento do(a)

O regime cambial adotado por certo país é o de câmbio fixo, e sua economia é aberta ao comércio exterior e à movimentação de capitais financeiros externos. Suponha que o país esteja inicialmente em pleno emprego e com o balanço de pagamentos equilibrado.

Em uma situação de baixa mobilidade dos capitais financeiros internacionais, a política monetária restritiva tende, a curto prazo, a

De acordo com a teoria keynesiana, o investimento agregado nas economias capitalistas depende, basicamente,

A Figura abaixo mostra as curvas de custo total médio (CMe) e de custo marginal (CMg) de um monopólio natural, ambas desenhadas em linhas cheias. A Figura mostra também, em linhas tracejadas, as curvas de demanda (D) e de receita marginal (RMg). Suponha que essas curvas de custo e de demanda representem corretamente os custos e os benefícios sociais totais.

Examinando a Figura, verifica-se que, se o monopolista produzisse

Uma empresa maximizadora de lucro entrou em um mercado competitivo para vender cada unidade de seu produto ao preço de 6 unidades monetárias. Seu custo total (CT) inicial era dado pela expressão CT = 40 + q + 0,1q2, onde q é a produção e 40 corresponde ao custo fixo de aquisição das instalações necessárias (as variáveis e os parâmetros na equação de CT estão expressas nas unidades adequadas). Passados alguns anos, se a empresa vendesse as instalações adquiridas obteria apenas 10, em vez dos 40 que correspondem ao custo fixo inicial.

Nessa situação, qual seria o preço mínimo do produto da empresa abaixo do qual seria mais lucrativo interromper a produção e vender as instalações?