Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os métodos tradicionais para evitar a presença de insetos no armazenamento do feijão, como o uso de cinzas, inseticidas ou outra barreira física, têm sido pouco eficientes, pois os grãos são infestados por insetos ainda no campo, mantendo-os no ambiente de armazenamento. A busca de soluções para diminuir o ataque de pragas como zabrotes pode estar no melhoramento genético do feijoeiro, por meio do cruzamento de materiais genéticos selvagens que possuem na sua composição a proteína arcelina, que não é digerível pelo inseto.
mostrar texto associado
A colheita antecipada, seguida da secagem, é benéfica para a qualidade da semente do feijão, podendo ser utilizada a secagem tanto por meio da energia solar como por estufa. Para não haver perda da viabilidade das sementes, os tempos de secagem pela exposição à luz solar ou pelo uso da estufa não devem ultrapassar 2 dias e 24 horas, respectivamente.
mostrar texto associado
Embora o armazenamento prolongado de feijão cause escurecimento dos grãos de cor clara, como o carioca, há grande aceitação comercial, uma vez que isso é um fator reversível.
mostrar texto associado
A qualidade inicial da semente, as condições climáticas durante a maturação, o grau de maturação e o grau de injúria mecânica no momento da colheita são alguns dos fatores que influenciam o comportamento do feijão durante o armazenamento e que, se não forem controlados, podem resultar na perda de alguns atributos de qualidade, inviabilizando o seu uso como estrutura de reprodução.
mostrar texto associado
Uma desvantagem do manejo sustentável da floresta é a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva pelo fato de as empresas que realizam manejo florestal terem mais dificuldade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norteamericano.