Filtrar


Questões por página:
O esquema de aterramento na configuração IT propicia uma série de vantagens a uma instalação elétrica no que se refere à segurança do usuário e à continuidade no fornecimento de energia elétrica, entre outras.

Entretanto para que essas vantagens se verifiquem, é necessária a instalação:
Normalmente em um sistema de potência, a operação de proteção convencional permite um retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. No entanto, no caso de perturbações severas, a atuação dos Esquemas de Proteção de Sistemas - EPS são necessários.

Ocorrendo uma variação intensa de tensão, o EPS deve atuar, para recuperar o sistema, do seguinte modo:

Uma subestação industrial possui um transformador de 330kVA na configuração Δ (primário) - Y (secundário).

Esse transformador é alimentado, em seu primário, por uma tensão de entrega da concessionária igual a 10kV, tendo como tensão no secundário, 220V.

Escolhendo como bases a tensão de 20kV referida ao lado do primário do transformador e a potência de 330 kVA, é correto afirmar que:

Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas do tipo Franklin foi concebido para prover a segurança de uma edificação com largura e comprimento de 40 m.

A altura e a as condições de utilização desse prédio determinam um ângulo de proteção de 45º.

Sabendo-se que serão utilizados captores a uma altura de 15m, o número mínimo de captores necessários é igual a:

Nas figuras a seguir são apresentadas duas experiências envolvendo voltímetro e amperímetro.



Na figura 1 os instrumentos citados são conectados em paralelos em um circuito composto por uma fonte de tensão de 10 volts e um resistor de 3 ohms.

Na figura 2, o voltímetro e o amperímetro estão conectados em série com o mesmo circuito da primeira experiência.

Considerando que os instrumentos são ideais, pode-se afirmar que as leituras dos amperímetros, em ampères, e dos voltímetros, em volts, são