Filtrar


Questões por página:
A figura mostra três cargas puntiformes, q1, q2 e q3, localizadas no vácuo e uma superfície fechada S que contém, em seu interior, apenas as cargas q1 e q2, como indica a figura. O sentido do vetor unitário ݊normal à superfície está indicado na figura.

Sendo ε0 a permissividade elétrica do vácuo, podemos afirmar, a partir da lei de Gauss, que o fluxo do campo eletrostático através da superfície S, é
Com relação aos conceitos e às leis da Termodinâmica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Todo processo em que um gás parte de um estado de equilíbrio termodinâmico e a ele retorna é, necessariamente, reversível.
( ) A variação da entropia de um gás que evolui de um estado de equilíbrio termodinâmico para outro, é a mesma, quer o processo tenha sido reversível ou irreversível.
( ) A 2ª Lei da Termodinâmica afirma que a energia do Universo é constante.
As afirmativas são, respectivamente,
A figura mostra as linhas de força do campo eletrostático criado pela carga puntiforme positiva Q. Na figura, estão indicados três pontos: A, B e C. Os pontos B e C pertencem à mesma linha de força, enquanto os pontos A e B são equidistantes da carga Q.

Os potenciais eletrostáticos V(A), V(B) e V(C) nos pontos A, B e C, respectivamente, são tais que
A figura a seguir mostra um caminhão que está se movendo em uma estrada plana e horizontal, uniformemente acelerado em linha reta para a direita. Fixo à carroceria do caminhão há um plano inclinado no qual está apoiado um pequeno bloco, em repouso em relação ao caminhão.

Dos segmentos orientados desenhados, o que pode representar a resultante das forças que atuam sobre o bloco é
Uma partícula está animada por um movimento circular uniforme no sentido horário. Os pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 são os vértices de um hexágono regular inscrito no círculo-trajetória da partícula de centro em C, representado na figura a seguir, sendo os pontos 1 e 4 os vértices do diâmetro vertical.
A figura a seguir representa, por um segmento orientado, o vetor variação de velocidade  da partícula durante um intervalo de tempo Δt, contado a partir de um dos instantes em que ela passa pelo ponto 1.
No instante final desse intervalo de tempo Δt, a partícula se encontra no ponto