Filtrar


Questões por página:
Ao realizar a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno. Segundo essa explicação, qual das seguintes situações é a mais adequada na execução de uma avaliação diagnóstica?

“A rede cibernética, com suas características simbólicas, sociais, comunicativas e, consequentemente, representacionais, bem como sua capacidade de expansão, adaptação e readaptação, torna-se um meio profícuo para o fenômeno da cognição distribuída. A rede só existe porque há um pensamento individual/coletivo que a alimenta continuamente, em um processo dinâmico e descentralizado. O processo é individual e coletivo. Individual pois a aprendizagem é do sujeito, parte dele e de suas representações iniciais; e coletivo porque pressupõe onde ele pode chegar com a ajuda do outro.”

(TIC Educação 2016.)


Esse pensamento, que estabelece a distância entre o desenvolvimento atual do indivíduo, determinado pela sua capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de problemas com a ajuda do outro, se aproxima da visão de:

A imagem representa os ecossistemas brasileiros divididos em 6 biomas, que possuem características específicas de fauna, flora e físicas. A Zona Costeira Marinha não está representada nessa imagem.

(Disponível em: http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/imagem/Bioma.jpg.)


Assinale a alternativa que correlaciona o bioma à correta característica descrita.

“O esgoto lançado nas águas de um rio aumenta a quantidade de nutrientes minerais, podendo provocar uma alteração ambiental com proliferação de algas (floração). Como há intensa competição por recursos, essas algas morrem e sofrem decomposição, esgotando o teor de oxigênio das águas. Como consequência, morrem os organismos aeróbios, provocando mau cheiro.” Como é chamado esse processo que desencadeou o desequilíbrio conforme o enunciado?

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

 

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

 

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

 

A sequência está correta em