Questões de Concurso
Filtrar
1.278 Questões de concurso encontradas
Página 185 de 256
Questões por página:
Questões por página:
Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais brasileiros. Um exemplo recente e de maior impacto foi a construção do porto de Suape, no Recife, que suprimiu aproximadamente 3 hectares de mangue. Uma das consequências mais desastrosas é o grande número de ataques de tubarão na costa pernambucana, além da elevada mortandade dos peixes protegidos por lei. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que os manguezais
Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.
Nas últimas décadas, o ensino de biologia vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores. Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.° 9.394/1996) à última etapa da educação básica. Entretanto, uma mudança de paradigma vem transformando esse entendimento em relação ao processo de ensino de biologia. Temas relativos a essa área de conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação. A utilização de documentários, filmes, artigos de jornais e revistas e da Internet são cada vez mais comuns em sala de aula, a ponto de serem vistos, atualmente, como importantes recursos para o ensino de biologia. Essas iniciativas trazem à tona questões atuais, que geram debates com maior atratividade e interatividade, principalmente devido ao uso de mídias.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino-aprendizagem de biologia.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino-aprendizagem de biologia.
De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um conjunto de processos, organizados e integrados, de diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo, propiciadoras de transformações no ambiente.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.
Questão Anulada
No Japão, uma indústria química lançava rejeitos que continham metais pesados, como o mercúrio, na Baía da Minamata desde 1930. Alguns anos depois, começaram a surgir sintomas de contaminação, com a morte de várias espécies animais. Em 1956, foi registrado o primeiro caso de contaminação humana. Muitos casos foram observados depois desta data e a moléstia ficou conhecida como Mal de Minamata. A contaminação provocou uma elevada taxa de mortalidade na região, incluindo pequenas aldeias próximas de Minamata. Em 2001, uma pesquisa indicou que cerca de dois milhões de pessoas podem ter sido afetadas e que o fator comum descoberto pelos pesquisadores foi o de que todas as vítimas foram envenenadas por consumirem animais com elevadas concentrações de mercúrio.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente os grupos de organismos com maior exposição ao mercúrio.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente os grupos de organismos com maior exposição ao mercúrio.