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A partir do século XX, algumas mudanças metodológicas começam a ser delineadas na Educação Musical no sentido de acompanhar todas as transformações sociais que estavam acontecendo no Brasil e no mundo. Com base nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

No contexto do ensino de Música na escola tradicional, o representante máximo foi o projeto de Canto Orfeônico preparado pelo compositor Heitor VillaLobos. Com base nesse projeto de Educação Musical, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Entre outras questões, o projeto VillaLobos esbarrou em dificuldades práticas na orientação de professores e acabou transformando a aula de música em uma teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical com a memorização de peças orfeônicas, que, refletindo a época, eram de caráter folclórico, cívico e de exaltação.

II. A criação representava um aspecto central da abordagem proposta pelo Canto Orfeônico.

III. Um dos objetivos do Canto Orfeônico era levar a linguagem musical de forma consistente e sistemática a todo país.

No modelo de escola tradicional percebido durante a primeira metade do século XX no Brasil, o ensino de Arte esteve pautado em práticas pedagógicas
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), para o ensino das diversas disciplinas nas escolas brasileiras, compreende uma ferramenta de apoio importante para educadores desenvolverem seu trabalho diário nas salas de aula. Com base na abordagem desse material para a caracterização da importância do ensino de Arte nas escolas, assinale a alternativa correta.
Sobre a avaliação formativa, é correto afirmar que