Questões de Concurso
Filtrar
1.489 Questões de concurso encontradas
Página 168 de 298
Questões por página:
A metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das aulas artísticas e estéticas. Esses encaminhamentos metodológicos constituem-se em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.
FERRAZ, FUSARI. Metodologia do Ensino de Artes,2001, p.98.
Para as autoras, a metodologia do ensino de arte deve ser centrada na
Para que seus alunos conhecessem melhor o Marabaixo, o docente de artes convidou Danniela Ramos, bisneta do Mestre Julião Ramos (precursor do Marabaixo no Amapá e líder negro no bairro do Laguinho), para uma oficina sobre o processo de composição poética de “ladrões”: canções compostas ao som das caixas de Marabaixo, que se apropriam de versos de outras canções e de acontecimentos do cotidiano, sendo executadas como “repentes” improvisados. A turma observou o canto e a dança, pôde entrevistar Danniela sobre sua trajetória e experimentou compor ladrões sobre suas experiências de vida.
As afirmativas a seguir identificam objetivos pertinentes à atividade proposta, à exceção de uma. Assinale-a.
Em 1991, Anna Mae Barbosa lançou A imagem no Ensino da Arte, livro que divulgou o trabalho por ela desenvolvido no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e cuja ênfase recaia sobre a leitura de imagem. Desde então, a autora aprimorou a sua “proposta triangular” para o ensino de artes.
A respeito da proposta triangular de Ana Mae Barbosa, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A imagem artística se refere tanto a uma produção quanto à sua reprodução, em forma de impressões em livros, fotografias ou em formatos digitais.
( ) O ensino de arte é efetivado pela complementaridade de três ações: produção, leitura e contextualização.
( ) A leitura é compreendida como análise formalista da imagem e identificação de características como estilo, composição e perspectiva.
As afirmativas são, respectivamente,
É uma forma artística marcada pela interdisciplinaridade, com elementos de dança, teatro, poesia, entre outras expressões artísticas combinadas entre si. Suas raízes remontam ao dadaísmo, à colagem, ao happenyng e à body-art. De modo sucinto, pode ser definida como um evento fruível plenamente apenas no momento em que é realizado.
O trecho caracteriza
Observe a Boîte-en-valise de Marcel Duchamp, uma maleta ou caixa de papelão e couro que contém reproduções de suas obras, desde as pinturas iniciais, até uma réplica em miniatura da Fonte.
Na arte contemporânea de Duchamp