Filtrar


Questões por página:

A afirmação da identidade cultural por cada povo é...


I. o fundamento do pluralismo cultural.

II. o traço que distingue cada bloco por região geográfica.

III. uma vez reconhecida, fator de paz e de compreensão entre nações.

IV. parte dos sistemas de identificação dos blocos comerciais.


Assinale a alternativa correta:

Sobre Arte e cidadania é incorreto afirmar que:

Não nos falta comunicação, ao contrário, temos comunicação de sobra.

O que nos falta é criação. O que nos falta é a resistência ao presente.” Gilles Deleuze e Félix Guattari.

No desenvolvimento humano - social, dentro das idéias de Antonio Negri e Michael Hardt em IMPÉRIO, “O poder imperial já não pode resolver o conflito de forças sociais pelo esquema mediador que substitui os termos do conflito.” A esse respeito, considere as proposições a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) No novo Império Pós – moderno existe um imperador ... que da cidadania a todos os seus súditos e desse modo forma a multidão como sujeito político.

( ) Longe de derrotadas, as revoluções do século XX fizeram avançar e transformaram os termos do conflito de classes, propondo as condições de uma nova subjetividade política, uma multidão insurgente contra o poder Imperial.

( ) O preâmbulo revolucionário escrito nos séculos XIX e XX preparou a configuração subjetiva do trabalho que hoje se realiza.

( ) A multidão tem a necessidade de buscar fora de sua história e de seu poder produtivo atual os meios capazes de leva-la para sua constituição como sujeito político.


Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:

A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente [...].” “Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.

O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire numa introdução de AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE, faz considerações sobre o ato de estudar.


( ) Criticando uma educação sem espírito investigativo, sem atitude.

( ) Esclarecendo que devemos ter muita disciplina e uma visão tecnicista.

( ) Como uma atitude disciplinada a ser tomada diante do mundo.

( ) Criticando a falta de disciplina para alcançar objetivos.

( ) Incentivando uma educação mais mecanicista, estruturada e rígida


Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

“Quer seja voluntária ou imposta, a submissão às pressões globais, e a conseqüente abertura de seu território à livre circulação de capitais e mercadorias, colocou em risco a maior parte das empresas familiares e comunais que antes tinham a capacidade e a disposição de absorver, empregar e apoiar todos os seres humanos que nasciam e, na maioria das vezes, garantiam sua sobrevivência.” Assinale a alternativa que apresenta em que contexto contemporâneo Zygmund Bauman (em Tempos Líquidos) está retratando riscos de problemas antingirem valores de diversidade cultural.