Filtrar


Questões por página:
O aluno, ao tomar conhecimento do mundo musical, em seus aspectos históricos, sociais e étnicos, terá a oportunidade de conhecer a produção musical do ser humano em várias épocas e estilos. Sobre o estudo da música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos segundo o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. É importante que o professor foque o ensino apenas na sua experiência musical, levando os alunos a estilos clássicos musicais. II. O professor deve ter conhecimentos gerais em música e relacionar esse repertório a seus respectivos contextos sociais. III. Uma das formas de ensinar é relacionar as músicas ao meio social em que são produzidas, estabelecendo uma relação crítica com a música produzida para o consumo em massa. Estão corretas as afirmativas:
O ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas faz parte do ensino do Eixo Temático III – Conhecimento e Expressão em Música. Sobre esse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O aluno deve ser capaz apenas de identificar e não de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados. ( ) O aluno deve saber identificar sons em diferentes fontes sonoras (sopro, cordas, percutido, eletrônicos) observando altura, intensidade, timbre e durações. ( ) O professor deverá saber noções de acústica e sobre as várias formas de produção de som. ( ) O professor não deverá despertar a consciência do excesso de barulho para que haja momentos de silêncio como forma de limpeza dos ouvidos. ( ) O aluno precisa conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Atentar para a produção sonora, reconhecendo e construindo diversas fontes sonoras, possibilita ao aluno familiarizar-se com um rico universo de sons que estimulará sua curiosidade e ampliará suas referências no que tange à utilização dessas fontes sonoras como instrumentos para a prática musical. Sobre o ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas de acordo com a proposta curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
O ensino da improvisação coreográfica é importante, pois coloca o aluno frente à situação de descobrir/ desenvolver suas próprias potencialidades na criação e execução de movimentos. Sobre o ensino da improvisação coreográfica na visão do Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A improvisação favorece a criatividade e a desenvoltura física do aluno no momento específico da condição do ato de improvisar. Sem deixar de lado a possibilidade de ir além do que já possui, quanto às suas habilidades, ele pode sentir-se mais seguro na realização de algo que domine por ser feito com base em suas possibilidades. II. O aluno não deve ser estimulado a usar seu repertório prévio: deve-se sempre evitar o uso da herança cultural geral. III. É importante que o professor esteja atento à inibição natural de alguns alunos, uma vez que estão expondo seu próprio corpo à observação de todos (professor e colegas), pois vencer a barreira não é tão simples como, a princípio, possa parecer. Estão corretas as afirmativas:
O estudo dos movimentos artísticos em dança em diferentes épocas e diferentes culturas está previsto no Eixo Temático II da Proposta Curricular. Sobre ensino desse tópico, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O estudo das diferentes danças executadas em diferentes épocas mostra-nos a evolução dos hábitos e costumes dos povos, fala-nos de sua origem social e como cada classe dela se apropriou para seus rituais dentro da comunidade. ( ) O ensino inicial pode partir das informações trazidas pelos alunos e do conhecimento prático das danças que eles já possuam, procurando saber sobre suas origens, o entendimento que os mesmos tenham dessas danças, independente dos estilos apresentados. ( ) Dentro de uma visão generalista, é fundamental que se tenha uma noção do percurso histórico da dança no mundo ocidental, o que já comporta um volume imenso de conteúdos. ( ) O aluno deverá reconhecer os diferentes estilos de dança relativos a determinadas épocas históricas, as transformações sofridas ao longo do tempo devidas aos diversos contextos em que foram executadas e como chegaram até os dias de hoje. ( ) Nesse reconhecimento, não é importante saber identificar as obras pelos seus nomes, seus coreógrafos e músicas coreografadas, mas sim os diferentes estilos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.