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O canto orfeônico foi inserido como educação musical e considerado parte do ensino da arte do século XX. Sobre isso, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Atualmente, o ensino da arte está diretamente ligado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contudo, esse processo demandou longa jornada de evolução da qual é de extrema importância que os professores de arte tenham ciência. Sobre o ensino das artes na educação no Brasil no início do século XX, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.

Assinale a alternativa correta.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) há décadas versava sobre a importância das manifestações culturais no processo de ensino-aprendizagem ao compreender que o ensino não ocorre somente nos espaços formais como a sala de aula, mas sim, no meio social despertando ainda mais a necessidade e importância do ensino de artes. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular acentua a importância e obrigatoriedade do ensino das artes com ênfase nas expressões regionais, estudo da cultura afro-brasileira e indígena. Considerando as práticas de cultura artística e narrativas que entrelaçam costumes coletivos e práticas de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. É importante propor o desenvolvimento de ações pedagógicas que, tenham como princípio norteador, as manifestações culturais do município/região no que se referem à música, as artes visuais, dança e teatro. Para isso, pode ser extremamente positivo o envolvimento de artistas locais. II. As propostas educacionais carecem de educação abrangente. Isso requer a construção de alternativas pedagógicas que proponham atividades voltadas aos interesses dos alunos, para que se vejam como atuantes da ação educativa e para que este processo seja eficaz. III. Se por um lado a arte independe do ambiente escolar para sobreviver, por outro ela transformou-se em uma disciplina curricular para que fosse possível abordar e sistematizar o estudo como linguagem artístico-científica, concretizando-se em uma área de conhecimento. IV. As manifestações artístico-culturais locais sobrecarregam o ensino da arte em sala de aula deixando pouco espaço para os alunos dedicarem-se a arte erudita europeia, da qual, contempla a veracidade do que se entende por arte.

Assinale a alternativa correta.
Em um pronunciamento no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (21 de maio), o secretáriogeral da Organização das Nações Unidas (ONU) chamou atenção para as necessidades de instituições e de profissionais da área criativa. Durante o pronunciamento, o chefe das Nações Unidas lembrou que, em sociedades multiétnicas, multi-religiosas e multiculturais, a cultura “é uma riqueza, não uma ameaça”. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O multiculturalismo vem contribuir para que grupos sociais, que se diferenciavam dos padrões estabelecidos pela maioria da sociedade e não participavam da discussão de processos de gestão de espaço público, possam ser percebidos a partir de suas diferenças e de seus valores. ( ) O multiculturalismo pode ampliar a compreensão do que seja arte, a partir da superação da arte erudita como única válida, reconhecendo o valor das diferentes culturas que influenciam a produção e percepção de obras de arte. ( ) Segundo Barbosa, o “preconceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo que é feito pelo pobre é artesanato e não arte...” (BARBOSA,1998, p.87). O artista popular, ao criar uma obra de arte, parte dos valores, conhecimentos e desafios de sua existência. ( ) Um dos objetivos do multiculturalismo é desconstruir a ideia de que Arte é feita por homens, brancos e europeus. A proposta é possibilitar a apreciação de todas as manifestações artísticas, inclusive, as que não condizem com esses padrões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.