Questões de Concurso
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I - Sobre a Declaração de Salamanca: o princípio que orienta é o de que escolas devem incluir todas as crianças, mesmo que apresentem necessidades específicas, sejam elas intelectuais, físicas, linguísticas, entre outros. II - Sobre a Política Nacional de educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: busca efetivar o acesso e a plena participação de alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas de ensino regular. III - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando o desenvolvimento da cidadania e da inclusão social. IV - Sobre a Lei Brasileira de Inclusão: destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão em escolas especiais exclusivas para pessoas com deficiência, com atendimento especializado para todas as deficiências. V - Sobre a Constituição Federal de 1988: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, terá o o incentivo e será promovida em cooperação com a sociedade, propendendo o pleno desenvolvimento de cada pessoa.
Estão corretas:
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde,08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve: