Questões de Concurso
Filtrar
331 Questões de concurso encontradas
Página 48 de 67
Questões por página:
Segundo Libâneo (2017), ao analisar os resultados obtidos por meio da avaliação, percebe-se se os objetivos propostos foram alcançados para que o trabalho docente possa ser reorientado; logo, a avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange aluno e professor. Os dados coletados são mensurados em quantitativos e qualitativos. Considerando as funções da avaliação relacione-as adequadamente às suas respectivas características.
(Um ou mais números poderão se repetir.)
1. Diagnóstica.
2. Formativa.
3. Somativa.
( ) Ocorre ao longo do ano letivo.
( ) Tem a função classificadora.
( ) Verifica pré-requisitos dos alunos.
( ) Localiza deficiências/dificuldades dos alunos.
( ) Realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento.
A sequência está correta em
A grande preocupação da Epistemologia Genética, de acordo com o epistemólogo Jean Piaget, é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem. O fato da formação da capacidade cognitiva acontecer em períodos sucessivos decorre, principalmente, de que as competências que vão sendo adquiridas pelo sujeito ao longo de sua vida pressuporem outras que lhes são anteriores. Piaget e sua equipe distinguiram quatro grandes estágios, e que, segundo ele, os critérios para tal distinção não foram inventados a priori, mas descobertos por eles empiricamente. São eles: sensório-motor; pré-operatório; operatório; e; operações formais. Considerando o exposto, analise as premissas a seguir.
I. “No estágio _____________________, a criança distingue entre o real e o possível.”
II. “No estágio ______________________, a criança representa a conquista do universo prático através da percepção e dos movimentos.”
III. “No estágio _____________________, a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da linguagem.”
IV. “No estágio _____________________, as ações são interiorizadas e se constituem operações; o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação. É neste estágio que a criança é capaz de cooperar.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente dos estágios.
O plano é a formalização sistematizada e justificada de um conjunto de decisões tomadas, relativas à ação, envolvendo, desse modo, uma discussão prévia sobre os fins e os objetivos do planejamento. Não se apresenta como um documento rígido e absoluto, variando conforme os diferentes momentos do processo de planejar, envolvendo, naturalmente, desafios e contradições. Para que se constitua em um instrumento eficiente de ação, precisa apresentar diretrizes claras, práticas e objetivas. De acordo com o exposto e considerando as partes integrantes de um planejamento citadas a seguir, numere-as, conforme a ordem que deverão ocorrer durante a elaboração e sua operacionalização.
( ) Avaliação.
( ) Plano de ação.
( ) Definição dos objetivos.
( ) Seleção dos conteúdos.
( ) Diagnóstico da realidade.
( ) Seleção dos recursos didáticos.
( ) Seleção e organização dos procedimentos de ensino.
A sequência está correta em