Filtrar


Questões por página:
Elenor Kunz (2006) apresenta um capítulo sobre “o estudo do movimento humano”, a fim de interpretá-lo e analisá-lo enquanto referência teórica para orientação e a condução da prática pedagógica da Educação Física. Nesse sentido, aborda o interesse na análise do movimento na dança, sobre a qual podemos elencar algumas afirmativas. Analise as afirmativas abaixo a esse respeito. I) A tendência da desportivização na dança avança na medida em que ela adquire espaço de apresentação na forma competitiva. II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas. III) Um sentido pedagógico da dança seria o desenvolvimento de um ser humano mais orientado pelo estético do que pelo lógico, mais emocional-afetivo do que intelectual-racional; IV) Os movimentos na dança são, em geral, um ritual de imitação/representação de movimentos da natureza, do mundo da vida ou dos deuses, consistindo na formação de figuras que, pelo acompanhamento de sons musicais, desenvolvem uma linguagem própria e rica em sentidos e significados. Com base na obra do referido autor, assinale a alternativa que melhor representa a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S):
Kenney; Wilmore e Costill (2013) defendem que há vários princípios que podem ser aplicados a todas as formas de treinamento físico. Relacione os princípios do treinamento à esquerda com suas respectivas definições. I) Princípio da individualidade. II) Princípio da especificidade. III) Princípio da reversibilidade. IV) Princípio da sobrecarga progressiva. V) Princípio da variação. ( ) Qualquer programa de treinamento deve levar em consideração as necessidades específicas e as habilidades do indivíduo para qual o programa foi planejado. ( ) Com o destreinamento, os ganhos obtidos através da prática regular de exercício físico são diminuídos gradativamente. ( ) Processo sistemático de alterar uma ou mais variáveis no programa de treinamento – como o volume ou intensidade – ao longo do tempo, para permitir que o estímulo do treinamento permaneça apropriado e efetivo. ( ) Um programa de treinamento deve enfatizar os sistemas fisiológicos fundamentais para o desempenho ideal a fim de que sejam efetuadas as adaptações desejadas no treinamento. ( ) Para que sejam maximizados os benefícios de um programa de treinamento, o estímulo deve ser aumentado de forma progressiva à medida que o corpo se adapta ao estímulo atual. Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima para baixo:
O Esporte Educação é uma manifestação social do fenômeno esportivo que sustenta dois diferentes conceitos, o Esporte Educacional e o Esporte Escolar. Tais conceitos são sustentados por Tubino (2001) e pelo Decreto Nº 7.984 de 08 de abril de 2013 que regulamenta a legislação esportiva no Brasil. Em relação a esses dois conceitos, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de dar oportunidade de uma prática diferenciada para aqueles jovens que possuem talentos e biótipos adequados para determinadas modalidades esportivas. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de formação para a cidadania e se apoia em princípios em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva. ( ) O esporte escolar é desenvolvido através de treinamentos específicos e também por competições escolares. ( ) O esporte educacional se alicerça principalmente sobre o princípio do fair play, pelo qual as crianças e adolescentes aprendem nas competições a respeitar os adversários, companheiros, árbitros, dirigentes e todos os códigos, inclusive as regras. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
O ser humano é homeotérmico, isto é, sua temperatura corporal é fisiologicamente regulada para manter-se em certo nível apesar da variação da temperatura ambiente. A troca de calor com o meio se dá através de vários mecanismos importantes, dentre eles podemos destacar a convecção, a condução, a radiação e a evaporação. A evaporação do suor se configura como um dos principais mecanismos de eliminação do excesso de calor do corpo quando falamos em atividades físicas em ambientes quentes. A respeito desse mecanismo é INCORRETO afirmar que:
Com relação à obra: O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht (VAGO,1996), marque a alternativa que melhor representa a ideia defendida pelo autor sobre a temática: