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O Coletivo de Autores (2012) defende o conceito de currículo ampliado, que tem como uma das suas referências a relação das matérias enquanto parte e com o currículo enquanto todo. Os autores assinalam que a materialização desse currículo ampliado na escola ocorre por meio da:
Kunz (2006) assinala que a estrutura básica para uma pedagogia do ensino do esporte, na Educação Física escolar, deve estar apoiada nos dois seguintes aspectos teóricos:
Neira (2011) destaca que o currículo cultural da Educação Física escolar fundamenta-se teoricamente nas seguintes linhas teóricas:
Castellani Filho (2013), após fazer uma análise da história da Educação Física no Brasil, assinala que existem dois blocos de tendências antagônicos. São eles:
O livro Coletivo de Autores (2012) é uma obra que critica a Educação Física ancorada no paradigma da aptidão física, notadamente excludente, e que historicamente defende os interesses do capital. Esta obra propõe uma abordagem pedagógica que tem os seus princípios voltados aos interesses da classe: