Filtrar


Questões por página:
A idade representa um fator de risco para Doença Coronariana (DCC), principalmente por causa de sua associação com hipertensão, níveis sanguíneos elevados de lipídios e intolerância à glicose. Após os 35 anos de idade nos homens e após os 45 anos nas mulheres, observa-se um aumento progressivo e dramático nas probabilidades de morrer de DCC. De acordo com o exposto, associe adequadamente as colunas a seguir. (Considere que os números poderão se repetir.)
1. Fator de risco modificável. 2. Fator de risco não modificável.
( ) Padrões de personalidade e de comportamento. ( ) Padrão masculino da calvície. ( ) Homocisteína elevada. ( ) Antecedentes étnicos. ( ) Anormalidades ECG. ( ) Diabetes mellitus. ( ) História familiar.
A sequência está correta em
Cada contração do ventrículo esquerdo força uma onda de sangue através da aorta. Os vasos periféricos não permitem o “escoamento” do sangue para dentro do sistema arterial com a mesma rapidez com que é ejetado pelo coração. Assim sendo, a aorta distensível “armazena” parte do sangue; o que gera pressão dentro de todo o sistema arterial e faz com que uma onda de pressão se desloque da aorta até os ramos mais afastados da árvore arterial. Com relação à pressão arterial sistólica, é INCORRETO afirmar que:
“O movimento nas articulações depende, essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo.” (Dangelo e Fattini,1995.)
“Tipo de articulação também denominado de dobradiça e os nomes referem-se muito mais ao movimento que elas realizam do que à forma das superfícies articulares.” Trata-se de:
A maturação diz respeito ao momento e à evolução para o desenvolvimento dos vários sistemas, em direção ao estado biológico maduro e às alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de atividade. De acordo com Malina, Bouchard, Bar-Or (2004) pode-se definir maturação como:
“Em seus estudos Wallon apontou a influência decisiva que o meio tem sobre a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico da criança. Para este autor, desde as primeiras inserções da criança no mundo, ela já é exposta a uma linguagem afetiva (tônica) que facilitará seu ajustamento ao novo ambiente, evidenciando a motricidade como característica existencial e essencial deste processo. Assim, em seus estudos, pontuou alguns estádios do desenvolvimento infantil, ressaltando, sempre, a importância da função tônica, para a aprendizagem e relação.” (Gonçalves,2010.)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os estágios do desenvolvimento infantil segundo Wallon.