Filtrar


Questões por página:
A Educação Física, como disciplina do currículo que trata da cultura corporal, conscientiza criticamente o aluno para a construção de sua cidadania, através dos seus posicionamentos éticos. Nesse sentido, as aulas ministradas devem fluir para um ambiente no qual os alunos possam praticar
Dentre os conteúdos trabalhados na disciplina de Educação Física, o esporte é considerado cultura e patrimônio da humanidade, numa visão
Leia os movimentos descritos e, em seguida, assinale a alternativa cuja prática corporal apresenta a totalidade dos itens abaixo.
• Agarrar: pernas, braços, tronco e quadris. • Reter: com as mãos e pés. • Desequilibrar: puxar, empurrar, tracionar, carregar, levantar, rolar etc. • Imobilizar: rolar, agarrar, tracionar etc. • Esquivar: saltar, abaixar, afastar, girar em torno de si mesmo etc. • Resistir: opor-se, empurrar, desviar, atacar etc.
O professor de Educação Física, ao construir uma proposta curricular, deve ter uma linguagem que busque
I - compreender o ser humano imerso num universo de símbolos e códigos, constituídos culturalmente. II - perceber o ser humano como produtor da cultura, a partir dos elementos de seu próprio corpo, movimento e intencionalidade. III - observar o ser humano como agente de ação e transformação dos sentidos e significados das manifestações da cultura do movimento. IV - conceber o ser humano como agente de reprodução, sem possibilidade de transformar os sentidos e significados do esporte e do condicionamento físico.
A partir das afirmações acima, assinale a opção correta.
A disciplina de Educação Física, quando trata da anatomia, fisiologia e da biologia, auxilia o aluno no autogerenciamento de suas atividades corporais. Dessa forma, quando trabalhada em conjunto, proporciona ao aluno