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"A deficiência motora caracteriza-se pelos impedimentos nos movimentos e na coordenação de membros e/ou de cabeça, em que a pessoa necessitará de adaptações que garantam a acessibilidade motora, ou seja, o seu acesso a todos os espaços, serviços e instituições..."
"... A segregação se torna ainda mais grave quando a deficiência motora acomete consideravelmente a fala e impede o uso da comunicação oral de forma fluente..." CAVALCANTE. Tícia Cassiany Ferro. A pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização. Disponível em: http://www.serdigital.com.br. Acesso em 14/05/2018.
A acessibilidade aos recursos educacionais é fundamental para os alunos com necessidades especiais e a sala de recursos tem papel fundamental para o auxílio na evolução desses alunos. Sobre a sala de recursos, analise as alternativas a seguir:
I. Tem como objetivo apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e a oferta do atendimento educacional especializado. II. Tem como objetivo reorganizar os currículos dos alunos com necessidades especiais, dispensando a base nacional curricular. III. Devem estar organizadas com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados, para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. IV. Devem contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino.
São afirmativas corretas:
"O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas." Lei nº 13.146 de 06/07/2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 14/05/2018.
O processo de avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, deve observar as seguintes diretrizes, EXCETO:
Compete aos atendimentos educacionais especializados, EXCETO:
A formação do profissional que irá atuar na educação especial é fundamental para a sua boa atuação. Segundo a Resolução 138/2012 CEEA, será considerada formação adequada para atuar em educação especial inclusiva os professores que cursaram a disciplina de educação especial na formação superior, e que:
I. Consiga perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorize a educação inclusiva. II. Tenha competência para atuar junto às famílias apresentando os resultados dos alunos e tratando o aluno além dos muros escolares. III. Seja capaz de flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades de aprendizagem. IV. Possua habilidade didática para avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para atendimento de necessidades educacionais específicas.
São afirmativas corretas:
Segundo a resolução 138/2012/CEEA as classes comuns inclusivas devem observar os seguintes aspectos, EXCETO: