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A respeito do novo paradigma do ER, elaborado a partir da última década do século passado, analise as afirmativas a seguir.
I. Religião e conhecimento religioso passam a ser concebidos como patrimônios da humanidade, constituídos historicamente a partir de aspectos sociais e culturais.
II. O ER está pautado no reconhecimento da diversidade religiosa e propicia, na escola, o conhecimento sobre essa diversidade, própria da sociedade brasileira.
III. O ER assimila religião à igreja, salientando a necessidade do conhecimento histórico sobre o processo de institucionalização da religião em nossa sociedade.
Assinale:
I. Religião e conhecimento religioso passam a ser concebidos como patrimônios da humanidade, constituídos historicamente a partir de aspectos sociais e culturais.
II. O ER está pautado no reconhecimento da diversidade religiosa e propicia, na escola, o conhecimento sobre essa diversidade, própria da sociedade brasileira.
III. O ER assimila religião à igreja, salientando a necessidade do conhecimento histórico sobre o processo de institucionalização da religião em nossa sociedade.
Assinale:
Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das transformações advindas da elaboração, em 1997, dos PCN de Ensino Religioso.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) fornecem diretrizes para que escolas, professores e educandos possam debater o formato geral do Ensino Religioso, estabelecer a sua metodologia, seus fundamentos epistemológicos, bem como organizar seus conteúdos.
Assinale a opção que não indica um eixo propostos pelos PCNER.
Assinale a opção que não indica um eixo propostos pelos PCNER.
A história do Ensino Religioso é uma parte da trajetória histórica da educação brasileira e indica o conflito entre as igrejas e o Estado, o qual se refletiu em diversos documentos normativos.
A esse respeito, assinale a alternativa que identifica corretamente o conteúdo dos atos normativos relativos ao Ensino Religioso.
A esse respeito, assinale a alternativa que identifica corretamente o conteúdo dos atos normativos relativos ao Ensino Religioso.
A Lei nº 9.475/97 modificou o Art. 33, da Lei n° 9.394/96, que passou a vigorar com a redação que segue:
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1° Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2° Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."
Assinale a opção que descreve corretamente o novo paradigma do Ensino Religioso (ER) estabelecido pela Lei n° 9.475/1997.
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1° Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2° Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."
Assinale a opção que descreve corretamente o novo paradigma do Ensino Religioso (ER) estabelecido pela Lei n° 9.475/1997.