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Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:
I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais. II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores. III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.
Está correto o que se afirma em
I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais. II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores. III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.
Está correto o que se afirma em
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, a reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em três áreas, inserindo-se Filosofia em uma delas. Essas áreas são as seguintes:
“A ameaça dos homens não vem somente das máquinas e aparelhos da técnica cujo efeito pode causar a morte. A autêntica ameaça já atacou o homem em sua essência. O domínio da armação ameaça com a possibilidade de que a entrada num desabrigar mais originário possa estar impedida para o homem, como também o homem poderá estar impedido de perceber o apelo de uma verdade mais originária.” Heidegger, nesse trecho de A questão da técnica, compreende a técnica como
Leia atentamente o seguinte trecho retirado da obra Language and Science de Stanley Gerr: “O raciocínio tecnológico tende a identificar as coisas às suas funções. [...] a característica do operacionalismo torna o conceito sinônimo do conjunto correspondente de operações. Neste universo comportamental, as palavras e conceitos tendem a coincidir, ou melhor, o conceito tende a ser absorvido pela palavra”.
No que diz respeito à relação entre filosofia, arte e ciências, assinale com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações, a partir do trecho citado.
( ) Este tipo de narrativa milita contra todo o desenvolvimento do significado. ( ) O enfraquecimento do significado previne a consciência da alienação. ( ) A padronização funcionalista inibe a capacidade criativa. ( ) A pesquisa do processual esgota a compreensão da contingência do status quo.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
No que diz respeito à relação entre filosofia, arte e ciências, assinale com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações, a partir do trecho citado.
( ) Este tipo de narrativa milita contra todo o desenvolvimento do significado. ( ) O enfraquecimento do significado previne a consciência da alienação. ( ) A padronização funcionalista inibe a capacidade criativa. ( ) A pesquisa do processual esgota a compreensão da contingência do status quo.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Sobre a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem. ( ) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal. ( ) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus. ( ) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
( ) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem. ( ) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal. ( ) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus. ( ) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: