Filtrar


Questões por página:

Sobre o problema do mal, podemos afirmar:

I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.

II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.

III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.

IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.

V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.

Marque a alternativa CORRETA.

Sobre a filosofia da linguagem comum, muitas vezes chamada de filosofia da linguagem ordinária, marque a alternativa INCORRETA.

Sobre a Estética, seus problemas e teorias, podemos afirmar que

I - um problema central da Estética é o do gosto e, como resultado de suas investigações, este ficou definitivamente estabelecido como algo que não se pode discutir.

II - a arte é um dos objetos de estudo da Estética, refletindo sobre questões como: O que torna um objeto obra de arte? Qual a relação entre forma e conteúdo numa obra de arte?

III - o objetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas são propriedades inerentes aos objetos e que, por conseguinte, a experiência estética nos proporciona conhecimento delas.

IV - o subjetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas não são inerentes aos objetos, mas dependem da resposta do sujeito, ou seja, a experiência estética não oferece um conhecimento de tais propriedades.

Marque a alternativa CORRETA.

Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.
O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa CORRETA.