Filtrar


Questões por página:
Segundo Santos (2001), defrontamo-nos com o território vivo, vivendo. O território revela, segundo o autor, as ações passadas e presentes, mas congeladas nos objetos, e as ações presentes constituídas em ações. Segundo o autor, o estudo e uso do território:
Segundo Guimarães (2008), vale ressaltar que se considera hoje, de forma generalizada, que um fato para ser considerado fidedigno, ou seja, que o conhecimento sobre a realidade seja verdadeiro, é preciso ter a chancela do conhecimento produzido cientificamente. Dentre os paradigmas do desenvolvimento atual, apontados pelo autor, assinale o que não está condizente com os debates hegemônicos vigentes.
A gestão ambiental faz parte de um processo mais amplo de gestão do território. No Brasil, é possível identificar pelo menos três tipos de políticas ambientais. São elas:
mostrar texto associado
A sequência dos questionamentos é:
A urbanização brasileira intensificou-se a partir dos anos 1940/1950. Decorreu do êxodo rural e do desenvolvimento industrial que impulsionou a atração populacional para as cidades e dinamizou as atividades comerciais e de serviços nesses espaços. Esse processo teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios, em função da sua velocidade e das dificuldades do poder público em acompanhar as demandas surgidas. Principalmente a partir dos anos 1990, vêm se delineando novas tendências no processo de urbanização brasileiro. Assinale a opção que não compõe esse quadro de tendências.