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O estado de Minas Gerais e a Amazônia Legal têm em comum os impactos da atividade mineradora. No estado de Minas Gerais, por exemplo, dois desastres ocorreram em função do rompimento de barragens da mineradora Vale S.A, com a contaminação dos rios:
Sobre metodologias ativas, analise as afirmativas abaixo:
I. Nela, professor atua como orientador, supervisor e facilitador do processo de aprendizagem, é também a única fonte de informações e conhecimentos. II. A sua utilização promove maior interesse dos alunos pelas aulas, uma vez que nessa abordagem, sua curiosidade é despertada devido à utilização de situações de seu cotidiano. III. Ocorre por meio da interação do aluno com o assunto estudado, ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando. IV. Uma das críticas feitas à essa metodologia é o fato de aumentar a exclusão de alunos com deficiência, devido à dificuldade desses alunos acessarem ferramentas tecnológicas. V. É o uso de ferramentas tecnológicas e acesso à internet para realização de atividades intra e extraclasse, como a gamificação, design thinking e cultura maker.
São verdadeiras as assertivas:
Para Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, é INCORRETO afirmar:
Mariana, professora do ensino fundamental, quer medir o desempenho escolar dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem, objetivando avaliar a assimilação do conteúdo e as competências e habilidades aprendidas. Esse tipo de avaliação é denominado:
A Base Nacional Comum Curricular traz competências gerais que devem ser desenvolvidas na Educação Básica. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo e assinale a sequência válida.
Uma das competências é “Argumentar com base em fatos, dados e informações, independentemente das suas fontes, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns”. Competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. As competências da BNCC estão alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre as competências está a valorização e fruição das diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também a participação de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Uma das competências é “Agir sempre coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.