Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No Brasil, o início da década de 1950 simboliza uma nova forma de atuação do governo na economia e, consequentemente, a adoção de novos modelos de desenvolvimento regional. Essa seria uma segunda tendência motivada a partir da seca de 1958 e representada pela criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), contemplando os traços mais gerais do próprio panorama de empobrecimento relativo da região no contexto da economia brasileira e identificando a seca como um fator que acentuaria os vários fatores regionais existentes que contribuiriam para o seu retardamento.
mostrar texto associado
Em relação aos aspectos da costa Brasileira, podemos afirmar que, no Brasil, diversos ecossistemas presentes nos cerca de 10.800 km de nosso litoral têm sua sobrevivência ameaçada em razão da ocupação desordenada, da poluição, do desmatamento, entre outros problemas. As praias, ambientes bem conhecidos pela população, constituem depósitos de areais acumuladas pelos agentes de transporte fluvial ou marinho, que apresentam largura variável em razão da maré. Elas estão frequentemente associadas a outros ecossistemas costeiros, tais como estuários, deltas, restingas, mangues, dunas, rios e lameiros intertidais.
mostrar texto associado
O conhecimento crítico das relações entre os seres humanos e o mundo surge como resultado de um jogo intelectualista que se constitui fora da prática, afirma Paulo Freire. A prática, nesse contexto, está compreendida nas situações concretas que são codificadas para serem submetidas à análise crítica.
mostrar texto associado
Um aspecto central do desenvolvimento cognitivo e social durante a vida acadêmica, na graduação, é em “tornar-se estudante”, tendo em vista, inclusive, conquistar espaço e sucesso dentro da comunidade de determinado curso. Nesse processo, os estudantes recebem a influência de diversas fontes e forças modeladoras, que atuam em seu desenvolvimento cognitivo, bem como em outros aspectos relacionados ao modo como experimentam e se adaptam às expectativas da vida acadêmica. Entre elas, destacamos as experiências avaliativas a que são submetidos na graduação.
mostrar texto associado
É do subsolo marinho que o Brasil retira a maior parte de sua produção de petróleo e gás natural. A indústria de petróleo, principalmente em águas marinhas profundas, vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, passando por uma profunda transformação. A instalação e operação de plataformas e dutos, trânsito de embarcações e instalações de terra interferem diretamente na zona costeira, determinando o crescimento de cidades e modificando as atividades socioeconômicas das populações locais, incluindo a região da bacia do Rio Amazonas.