Filtrar


Questões por página:
Uma estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista foi matriculada em uma sala regular de ensino. Segundo relatos da professora, é a primeira vez que a docente trabalha com uma aluna autista e, por isso, realizou leituras e buscou informações sobre o distúrbio. A estagiária se encontra nessa mesma situação, sendo seu primeiro contato. A aluna fica a cargo da estagiária para que a professora possa trabalhar com o restante da sala. Assim, a estagiária já construiu um vínculo com a menina, realizando os contatos pedagógicos e intervenções. Foi colocado um colchão no fundo da sala para que a aluna possa se deitar e dormir, o que costuma fazer por duas horas diariamente. Ela também se dirige para lá quando está irritada. Seu ensino na escola é adaptado, específico para seu transtorno, com atividades facilitadas, cujo nível de profundidade foi previamente determinado pela professora (caso adaptado de Ferreira e Bezerra,2016).

De acordo com a discussão de Mantoan (2001) a respeito da inclusão escolar, é possível afirmar que o caso descrito
mostrar texto associado
Como vimos no caso, a ação docente partiu de um problema comum, que envolve a ansiedade dos estudantes nas situações de provas. Luckesi (2006) trata do uso da avaliação como disciplinamento social dos alunos em uma pedagogia do exame. A esse respeito, de acordo com o autor, é correto afirmar que
O fracasso escolar é um tema de crucial importância para a reflexão pedagógica, tendo inclusive implicações sociopolíticas. Para Libâneo (2013), a escola pública democrática deve considerar as características de sua clientela, porque
O estatuto de proteção conferido às áreas naturais contribui para a redução do desmatamento na Amazônia, e o aumento da área protegida é um indicador do compromisso de conservação dos recursos naturais dos governantes. Neste sentido, a ampliação das áreas protegidas na Amazônia Legal Brasileira, como as Terras Indígenas e as Unidades de Conservação, foi importante para a redução do desmatamento no final da década de 1980 (MESSIAS et al.,2021). Entre as Terras Indígenas (TI) listadas abaixo, identifique aquelas localizadas no estado de Roraima:
I. TI Raposa Serra do Sol. II. TI Yanomami. III. TI Ponta da Serra. IV. TI Alto Rio Negro. V. TI Alto Rio Purus.
Assinale a alternativa que apresenta as terras localizadas em Roraima:
Roraima é um dos sete estados que compõem a região Norte do Brasil. Em relação às características territoriais do estado de Roraima, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Roraima é a menor Unidade Federativa do Brasil em área, abrangendo 223.644 km². ( ) Roraima é constituído por 20 municípios e faz divisa com a Guiana e a Venezuela. ( ) Boa Vista sobressai como o principal núcleo urbano e é o município com a maior população de Roraima. ( ) É o mais meridional entre os estados brasileiros, e abriga o Monte Caburaí, ponto mais extremo do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.