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É de suma importância conhecer a estrutura geológica brasileira e suas particularidades, pois, a partir dela, podemos compreender o modelado da superfície do país – o relevo – e atuar racionalmente sobre ele. Um dos tipos de terrenos predominantes no Brasil é descrito a seguir: “São formações recentes, que recobrem cerca de 58% do território brasileiro. Nas áreas de formação paleozoica, o destaque são as jazidas carboníferas do sul, e nas áreas de formação mesozoica, os depósitos petrolíferos do litoral.
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.31.)
O terreno descrito anteriormente é:
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.31.)
O terreno descrito anteriormente é:
Preocupado com o narcotráfico e o contrabando de armas, o governo brasileiro elaborou uma estratégia de ocupação geopolítica do espaço amazônico. Observe a descrição de um desses projetos: “Implantado em 1985, incluía a instalação de inúmeras bases militares nas proximidades setentrionais e ocidentais do país, em faixas de terras localizadas entre o curso do rio Solimões-Amazonas e a fronteira com a Venezuela, Colômbia e Peru, em uma área de, aproximadamente,1,2 milhão de Km². Entre seus principais objetivos estavam de assegurar a soberania e a integridade nacional, fiscalizar o tráfego aéreo e fluvial na região de fronteira, combater as atividades ilegais vinculadas ao contrabando de ouro e pedras preciosas e ao narcotráfico, controlar as invasões de reservas indígenas, dar assistência a tribos e evitar conflitos entre grupos nativos, posseiros e garimpeiros.
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.21.)
O projeto retratado no fragmento anterior é:
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.21.)
O projeto retratado no fragmento anterior é:
As metodologias ativas despontam em um contexto em que a metodologia utilizada pelo docente, além de dar gosto e motivação ao alunado, deve atribuir significado ao que se está estudando e para que se esteja estudando. Assim, acontecerá o envolvimento dos alunos com a aula e, junto a isso, o envolvimento que conduz ao sucesso escolar. O importante é aprender algo que faça sentido: descobrir, por trás das palavras que se constroem significados conhecidos e experimentar o domínio de uma nova habilidade, encontrar explicação para um problema relativo a um tema que se deseja compreender, garantindo que a atenção do aluno ou da aluna se concentre no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. Todas estas considerações sustentam os pilares das metodologias ativas. Considerando tais pilares, assinale a correta a relação conceitual.
As dificuldades de aprendizagem estão circunscritas a um quadro clínico diagnosticado em um número pequeno de sujeitos que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado. Este quadro evidencia as seguintes características: não apresenta deficiências auditivas ou visuais, recebe estímulos para aprender e estudar, apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado, frequenta a escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino e está motivado para o aprendizado. Sujeitos assim podem não conseguir se apropriar dos conhecimentos escolares ou, pelo menos, não com a mesma rapidez, mesmo diante dos esforços do professor, de metodologias inovadoras, de uma escola que perceba as situações educativas de forma complexa, desafiadora e interdisciplinar. Alguns fatores relacionados à aprendizagem escolar devem ser descartados antes de se atribuir que tudo isso acontece com o aluno devido a uma dificuldade de aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas responsabilidades.
II. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
III. Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
IV. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
Está correto o que se afirma em
I. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas responsabilidades.
II. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
III. Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
IV. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
Está correto o que se afirma em
Os processos de avaliação formativa foram concebidos inicialmente para permitir ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo curriculum, manual ou método de ensino. Posteriormente, aplicaram a avaliação formativa à avaliação de alunos, com o objetivo de orientá-los a realização de seu trabalho, ajudando-os a localizar dificuldades e a progredir na aprendizagem. Ao vivenciar práticas avaliativas situadas nos pressupostos da avaliação formativa, o futuro professor analisará suas diferentes facetas e, provavelmente, no seu futuro profissional, atuará de acordo com um paradigma que não se inscreva em princípios da racionalidade técnica. Assim, a avaliação formativa se coloca sempre como uma possibilidade e nunca como um receituário a ser seguido. Algumas características da avaliação formativa lhe são constituintes, EXCETO: