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No contexto da desertificação, Ab´Saber (1991) faz uma análise sobre o Nordeste seco, que se comporta como uma região subdesértica paradoxal, já que é extensivamente servido por redes hidrográficas hierarquizadas com drenagem aberta para o mar. Com relação ao processo de desertificação no meio ambiente, ocorrem fatores que correspondem
Os PCN´s de Geografia buscam nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivências com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas do espaço geográfico. De acordo com esses documentos, uma aula não deve estar voltada somente para a transmissão de conteúdos, mas para um espaço capaz de garantir uma aprendizagem que envolva um todo.
A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor
Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como
O gráfico a seguir mostra a quantidade de água em movimento de um rio, durante um longo período de chuva, relacionando três regiões diferentes.
Imagem associada para resolução da questão

Desta forma, considerando somente as regiões mostradas no gráfico acima, a interceptação da água da chuva através da cobertura vegetal é
No período de estiagem, o qual ocorre no meio do ano, alguns cursos d’água principais e secundários emagrecem ou desaparecem. O ritmo marcante do tropicalismo regional, com estações muito chuvosas alternadas com estações secas - incluindo um total de precipitações anuais três a quatro vezes superiores ao das caatingas - implica uma preservação intensiva dos padrões de perenidade dos cursos d’água regionais [...]. (AB´ SABER, AZIZ. Os domínios de natureza no Brasil; potencialidades paisagística. São Paulo,2007, p.38)
A dinâmica climática acima descrita representa qual domínio morfoclimático?