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No contexto da desertificação, Ab´Saber (1991) faz uma análise sobre o Nordeste seco, que se comporta como uma região subdesértica paradoxal, já que é extensivamente servido por redes hidrográficas hierarquizadas com drenagem aberta para o mar. Com relação ao processo de desertificação no meio ambiente, ocorrem fatores que correspondem
Os PCN´s de Geografia buscam nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivências com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas do espaço geográfico. De acordo com esses documentos, uma aula não deve estar voltada somente para a transmissão de conteúdos, mas para um espaço capaz de garantir uma aprendizagem que envolva um todo.
A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor
A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor
Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como
O gráfico a seguir mostra a quantidade de água em movimento de um rio, durante um longo período de chuva, relacionando três regiões diferentes.
Desta forma, considerando somente as regiões mostradas no gráfico acima, a interceptação da água da chuva através da cobertura vegetal é
Desta forma, considerando somente as regiões mostradas no gráfico acima, a interceptação da água da chuva através da cobertura vegetal é
No período de estiagem, o qual ocorre no meio do ano, alguns cursos d’água principais e secundários emagrecem ou desaparecem. O ritmo marcante do tropicalismo regional, com estações muito chuvosas alternadas com estações secas - incluindo um total de precipitações anuais três a quatro vezes superiores ao das caatingas - implica uma preservação intensiva dos padrões de perenidade dos cursos d’água regionais [...]. (AB´ SABER, AZIZ. Os domínios de natureza no Brasil; potencialidades paisagística. São Paulo,2007, p.38)
A dinâmica climática acima descrita representa qual domínio morfoclimático?
A dinâmica climática acima descrita representa qual domínio morfoclimático?