Filtrar


Questões por página:

As técnicas de amostragens são importantes para selecionarmos os elementos que deverão ser pesquisados. Ao decidir trabalhar com amostragem probabilística, julgue as seguintes afirmações.


I. Quanto menor a amplitude do intervalo, maior deve ser o tamanho da amostra.

II. Quanto maior o número de subgrupos de interesse, maior deve ser o tamanho da amostra.

III. Quanto mais alto o nível de significância estabelecido, maior deve ser a amostra.

IV. Quanto maior a dispersão dos dados na população, maior deve ser o tamanho da amostra.


As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

As variáveis Y e Y representam, respectivamente, o nível de ansiedade e a nota obtida na prova, dos alunos de uma determinada turma de cálculo. Para estimar valor de Y em função de X, optou-se por utilizar o modelo de regressão linear entre X e Y. A equação utilizada para prever o valor de Y foi determinada como sendo Y = 90,868 -0,2921X, obtida pelo método de mínimos quadrados. Para ajudar a avaliar a qualidade do modelo, o pesquisador decidiu fazer uso do coeficiente de correlação (R) e do coeficiente de explicação (R2 ).


Considerando que ambos coeficientes (R e R2 ) são diferentes de zero, é CORRETO apenas o que se afirma em:

O auditor de qualidade em uma indústria observou o resultado da produção por máquina, em três máquinas, durante um certo período. Para testar a hipótese de diferença no desempenho entre as máquinas, foi aplicado teste de Análise de Variância (ANOVA), ajustada aos dados com 1 fator,3 tratamentos e tamanho de amostra 18.


Avalie as considerações a seguir.


I. Se a soma dos quadrados totais for igual a 37,73, então a soma dos quadrados associado ao fator é igual a quatro vezes o valor da soma de quadrados do resíduo.

II. O grau de liberdade total da ANOVA é de 15.

III. O valor absoluto do efeito de um dos tratamentos é igual ao valor absoluto da soma dos efeitos dos demais tratamentos.

IV. Se a soma dos quadrados totais for igual a 37,73 e a soma dos quadrados do resíduo for igual a 30,53, o coeficiente de explicação do modelo é de 19,06%.

V. Em caso de rejeição do H0 e a comprovação de existe diferença da media em, pelo menos, um dos tratamentos, o próximo passo da ANOVA é averiguar quais são as diferenças entre as médias por meio de um teste de comparações múltiplas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A variável tempo de exposição a gazes tóxicos segue uma distribuição normal com média e variância desconhecidas. Uma amostra de tamanho 14 foi coletada, apresentando média de 23 minutos e desvio padrão de 5 minutos. A empresa responsável pela segurança dos trabalhadores aplica teste t de Student para testar se a média de exposição diária é menor que 25 minutos, com nível de significância de 5%.


Neste cenário, pode-se assumir que é CORRETO apenas o que se afirma em:

Teste de Hipótese compõe um conjunto de regras de decisão para aceitar ou rejeitar uma hipótese estatística com base em dados amostrais. A respeito do Teste de Hipótese, avalie as considerações a seguir.


I. A hipótese utilizada como referência no teste é a hipótese nula, representada pela sigla H0.

II. A construção da região crítica é feita sob a premissa de que a hipótese utilizada como referência é falsa.

III. Ao se testar a hipótese utilizada como referência, está sujeito a cometer dois tipos de erros: rejeitar a hipótese quando ela é verdadeira, ou não rejeitar a hipótese quando ela é falsa.

IV. Em caso de teste para diferença entre médias de duas populações normais, a hipótese alternativa assumira a igualdade entre as duas médias.

V. Na construção da região crítica com teste bilateral, o nível de significância deve ser dividido entre as duas áreas de rejeição.

É CORRETO apenas o que se afirma em: