Filtrar


Questões por página:
Uma variável aleatória possui distribuição normal com média μ = 16. Dessa população foi retirada uma amostra de tamanho n = 100, cuja média é igual a 12 e variância estimada igual a 4, ou seja: σ2 = 4. Assim, x tem distribuição de probabilidade:

De uma população foi retirada uma amostra de 5 elementos de cada uma das variáveis X e Y. Para saber se há ou não correlação linear entre essas duas variáveis na população, da qual foi retirada esta amostra, foi realizado um teste de hipóteses bilateral, para verificar a nulidade do coeficiente de correlação linear, fina população. O valor da estimativa do coeficiente de correlação foi igual a 0,95. Sabendo-se que o teste foi realizado com um nível de significância de 5 %, então o valor calculado da estatística de teste é igual a

Para testar a hipótese de que a média de uma população qualquer é 115, construiu-se um teste de hipóteses no qual: H0: μ = 115, contra a hipótese alternativa de que a média da população é diferente de 115, Ha: μ; ≠ 115. Para isso, retirou-se uma amostra de tamanho n = 16, obtendo-se X = 118 e variância estimada igual a σ2 = 25. Assim, com relação ao teste de hipóteses e à construção de intervalos de confiança para a média, pode-se afirmar que

Para testar a hipótese de que a variância de uma população é 25, foi retirada uma amostra aleatória de 25 elementos, obtendo-se uma variância estimada igual a 15. Realizando-se o teste de hipóteses unicaudal à esquerda para a variância, com nível de significância de 10%, pode-se concluir que:

A nota média dos alunos de Estatística Inferencial é 80. Esses alunos de Estatística Inferencial fizeram um curso de aperfeiçoamento. Para testar a hipótese de que o curso de aperfeiçoamento não alterou a média desses alunos, foi retirada uma amostra, ao acaso, de 16 notas, obtendo-se média igual a 83 e variância igual a 25. Sendo o nível de significância igual a 0,05, então: