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“Os torcedores catalães aproveitaram o superclássico entre Barcelona e Real Madrid neste domingo [07/10/2012], realizado no Camp Nou pela sétima rodada do Campeonato Espanhol, para manifestar o apoio ao referendo proposto pelo presidente da Generalit, Artur Mas, sobre a independência da região. Exatamente aos 17 minutos e 14 segundos do jogo, os torcedores presentes no estádio cantaram em coro para pedir a separação da Catalunha. O horário faz referência ao ano de 1714, quando um levante catalão foi sufocado pela monarquia na Espanha. No estádio lotado por mais de 90 mil pessoas, a grande maioria gritou por independência.” [CARDOSO, André. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em 07/10/2012]
A nação espanhola formou-se no século XV a partir da junção dos reinos de:
“Em toda a parte onde [o inglês] domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica. O mal não é grande quando eles operam sobre a Zululância e sobre a Cafraria, nessas vastidões da Terra Negra, onde selvagens e a sua cubata mal se distinguem das ervas e das rochas, e são meros acessórios da paisagem: aí encontram apenas uma matéria bruta, onde nenhuma anterior forma de beleza original se estraga, quando eles a refundem para a fazer à sua imagem. Vestir o desventurado rei negro Cetewayo, como eles agora fizeram, de coronel de infantaria, obrigar os chefes do Basutos a saber de cor os nomes da família real inglesa, são talvez actos de feroz despotismo, mas não deterioram nenhuma primitiva originalidade de linha ou de ideia.” [QUEIROZ, Eça. Cartas da Inglaterra]
O texto do escritor português Eça de Queiroz ressalta concepção difundida durante a chamada pax britânica, que seria:
Para o pensador inglês John Locke (1632-1704), a função do Estado Moderno (Governo Civil) é:
Leia o fragmento a seguir:
“A história é busca, portanto escolha. Seu objeto não é o passado: ‘A própria noção segundo a qual o passado enquanto tal possa ser objeto de ciência é absurdo’. Seu objeto é ‘o homem’, ou melhor, ‘os homens’, e mais precisamente ‘homens no tempo’.” [Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício de historiador]
De acordo com o texto:
“No Brasil, a história passou a ser uma disciplina escolar obrigatória na primeira metade do século XIX – momento da afirmação do Estado Nacional – com a criação do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, em 1837.”
[MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e Cidadania. In: ABREU, Marta e SOIHET, Raquel (org.). Ensino de História. Conceitos, temática e metodologia]
Sobre a implantação da disciplina de História e o período, assinale a alternativa correta: