Questões de Concurso
Filtrar
2.280 Questões de concurso encontradas
Página 204 de 456
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
Pedagogia
A Lei no 10.639/2003 que altera a Lei nº 9.394, e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no art.79-B, afirma que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
História
Na década de 1960, na Inglaterra, surge uma corrente historiográfica que procurava produzir conhecimento a partir do ponto de vista de pessoas comuns, mas que foram tão sujeitos do processo histórico estudado quanto os políticos e os líderes militares.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________, ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________, ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
História
Analise o texto a seguir:
Etimologicamente, o termo história também significa a _________________dos fatos ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Por outro lado, o ___________________ está associado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais e não é linear.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Etimologicamente, o termo história também significa a _________________dos fatos ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Por outro lado, o ___________________ está associado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais e não é linear.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
Pedagogia
Qual das teorias de aprendizagem defende o pressuposto de que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento?
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
Pedagogia
A respeito das tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira, pesquisadores sinalizam que as tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
O desenvolvimento e a popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica nas seguintes correntes:
1. Libertadora: também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Tal concepção busca, pela transformação social, a condição de se libertar por meio da elaboração da consciência crítica. Centraliza- -se na discussão de temas sociais e políticos.
2. Renovada não-diretiva: nesse método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser memorizados e acumulados na mente de maneira segmentada.
3. Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica: Acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.
4. Libertária: procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O desenvolvimento e a popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica nas seguintes correntes:
1. Libertadora: também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Tal concepção busca, pela transformação social, a condição de se libertar por meio da elaboração da consciência crítica. Centraliza- -se na discussão de temas sociais e políticos.
2. Renovada não-diretiva: nesse método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser memorizados e acumulados na mente de maneira segmentada.
3. Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica: Acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.
4. Libertária: procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.