Filtrar


Questões por página:
“De acordo com a psicologia histórico-cultural, a aprendizagem não deve orientar-se pelas demandas espontâneas do sujeito e nem deve manter-se à espera de uma maturidade biológica que possibilite aprender. Ao contrário, o ensino deve tomar como ponto de partida a zona de desenvolvimento próximo e transformá-la em desenvolvimento real, qualificando a aprendizagem como aquela que vai possibilitar a efetivação das funções psicológicas superiores como funções internalizadas, ou seja, funções intrapsíquicas que assim se constituíram a partir de funções interpsíquicas.”
(Vigotski, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.10.ed. São Paulo: Ícone,2006. p.103-17.2006, p.114).
O texto apresenta uma elaboração teórica de Vigotski. A leitura atenta autoriza concluir que o conceito de bom ensino é aquele que

"Todas as atividades escolares realizam-se através de projetos, sem necessidade de uma organização especial."

Kilpatrick (1871- 1965)

“Valorização do trabalho e da atividade em grupo.”

Celestian Freinet (1896-1966)


“A escola centrada no aluno, e não no professor, preparando-o para viver em sociedade”.

Ovide Decroly (1871-1932)


Admite-se o conjunto das citações dos pensadores acima como importante base de suporte para

Imagem associada para resolução da questão


O quadrinho acima destaca elementos da tendência pedagógica tradicional, cujo método de ensino baseia-se
Imagem associada para resolução da questão


No contexto representado pela tirinha, a concepção de avaliação revela aspectos que a caracterizam como
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre rendimento escolar (aprovação).
Para o primeiro indicador (desempenho), calcula-se a proficiência média da escola, obtida a partir