Filtrar


Questões por página:

Analise a charge.

 

“Dá uma aparadinha na lógica, tá atrapalhando as minhas crenças”.

 

O autor da charge ironiza ações fundamentalistas com o pedido de um cliente fundamentalista ao barbeiro, para que este apare a sua lógica. Essa expressão revela uma postura fundamentalista que é respaldada pela(o)

Mapa descritivo da BR-230 em relação às outras rodovias brasileiras.

“(...) Se houvesse um projeto a que o governo Médici se dedicou com a máxima satisfação foi a Rodovia Transamazônica. [o projeto] tinha dois poderosos atrativos para a liderança militar: segurança nacional e desenvolvimento econômico (...)” DROSDOFF, Daniel. Linha dura no Brasil: O governo Médici.1969-1974. São Paulo: Global, p.60.
O objetivo da construção da rodovia transamazônica na perspectiva dos militares foi promover

Considere os textos.

TEXTO I

 

 

TEXTO II

 

No período da Expansão Marítima Europeia, muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas regiões. No continente existiam muitas tribos primitivas, havia guerras entre tribos diferentes e aquelas que saíam derrotadas se tornavam escravas das vencedoras (...) Devido ao neocolonialismo a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus (...) Essa divisão ocorreu em 1884-1885 na Conferência de Berlin que institui normas para a ocupação, onde as potências coloniais negociaram a divisão da África, propondo a não invadir áreas ocupadas por outras potências. No início da I Guerra Mundial,90% das terras já estavam sob domínio da Europa. A partilha foi feita de maneira arbitrária (...)

África de ontem, África de hoje, resquícios de permanências?

 

Na atualidade, em países do continente africano, população convive com graves e constantes conflitos étnicos, que tem relação direta com o seu passado histórico. Constitui herança histórica que explica tal situação

Observe as imagens.

IMAGEM 1

 


Bairro de Sharpeville, Johannesburgo, África do Sul,1960.
IMAGEM 2


Bairro de Sharpeville, Johannesburgo, África do Sul,1960.

As fotografias acima retratam um importante momento da resistência ao sistema político e social existente na África do Sul na década de 1960, bem como, a violenta repressão do poder público aos manifestantes. Partindo de tais informações, conclui-se que essas imagens registram
Observe um dos cartazes da Semana de Arte Moderna satirizando os grandes nomes da música, da literatura e da pintura com os dizeres: “Almeida Junior não pagava o padeiro”; “Carlos Gomes é um burro”; “Chopim era um tocador de berimbau”; “Bernardelli é um fazedor de moringas”; “Coelho Netto não lava os pés”.

. A Semana de Arte Moderna de 1922 teve como objetivo renovar o conceito de arte Brasileira, com a eliminação