Questões de Concurso
Filtrar
2.280 Questões de concurso encontradas
Página 436 de 456
Questões por página:
Para se compreender a cidadania como um processo histórico torna-se fundamental estudar como essa se configurava em outros tempos, observando continuidades e descontinuidades nesse processo. Com base no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O conceito de cidadania precisa ser entendido na sua dimensão histórica, ou seja, é preciso explicitar o fato de que a compreensão que temos de cidadania hoje não se aplica à sociedade colonial, apesar de a cidadania sempre ter sido encarada como um direito.
II. Os cidadãos eram os responsáveis pela res publica, aqueles que participavam dos negócios públicos, das coisas do Estado.
III. A legislação determinava que a liderança local fosse reservada às principais pessoas da região, aos membros das famílias mais nobres, antigas e ricas.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o ensino do tópico a colonização litorânea: a colonização portuguesa e as tentativas de colonização de franceses e holandeses, previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), de acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
( ) Analisar os conflitos entre as potências europeias pela posse de colônias no Novo Mundo é interessante para que o aluno perceba como a ocupação e manutenção das terras recém-descobertas por Portugal na América exigiram ações empreendedoras.
( ) O estudo desse tópico é importante por permitir o trabalho com a noção de colonização (incluindo a perspectiva metrópole-colônia), com as ações de ocupação do território, com a disputa pelo mesmo entre diferentes países e com a noção de posse efetiva.
( ) O estudo desse tópico não exige que o professor tenha trabalhado previamente com os alunos o descobrimento do Brasil e seu contexto, a divisão do Novo Mundo entre as coroas portuguesas e espanholas no Tratado de Tordesilhas e as primeiras ações do governo português para garantir a posse do território no período inicial da colonização.
( ) Portugal dispunha, no século XVI, de pessoal e recursos financeiros suficientes que pudessem garantir a inviolabilidade da colônia brasileira, e o Tratado de Tordesilhas (1494), assinado entre Portugal e Espanha garantia a posse dos territórios conquistados pelos lusitanos.
( ) Outras nações europeias não aceitavam a divisão das terras de além-mar entre os países ibéricos, proposta pelo Tratado de Tordesilhas, e estavam dispostas a entrar na disputa pelo controle dos territórios do Novo Mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.