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Assinale a alternativa que apresenta relações de sentido, contextualmente adequadas, para “Mas” (l.02), “e” (l.08) e “Se” (l.19), nessa ordem.
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Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) O pronome “ele” (l.04) retoma a expressão “Projeto Genoma Humano” (l.04).


( ) O termo “isso” (l.07) é utilizado para retomar uma informação mencionada anteriormente no texto.


( ) O vocábulo “Ele” (l.13) se refere a “cromossomo Y”.


( ) O pronome “ele” (l.18) se refere a “cromossomo Y”.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Considerando somente o exposto no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
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Analise as seguintes assertivas sobre o texto:



I. O primeiro parágrafo traz um questionamento cuja resposta é única, ou seja, não possibilita diferentes reflexões.


II. O segundo parágrafo apresenta dados sobre a trajetória do Projeto Genoma, bem como informações sobre a sequenciação de DNA.


III. O terceiro parágrafo é focado em apresentar informações sobre o cromossomo Y.


IV. O quarto parágrafo finaliza as reflexões da autora sobre a temática de sequenciação de DNA. Nesse parágrafo, a autora também apresenta suas suposições para o futuro.



Quais estão corretas?
Leia o trecho abaixo e responda o que se pede.
Ora, mas que dúvida! Temos um Ministério da Economia que usa uma teoria muito conhecida nas escolas que estudam o assunto mundo afora. É conhecida pela expressão "Se colar, colou". Assim foi com a PEC emergencial que está no Senado. Paulo Guedes pediu - e quer isto desde sempre - e o senador Mário Bittar (MDB-AC) atendeu: o texto teria de trazer a desvinculação dos orçamentos de saúde e educação, que hoje tem mínimos constitucionalmente definidos. É pouco ainda para o custeio das duas áreas, especialmente no caso da Saúde em tempos de pandemia, mas é um volume gigantesco de dinheiro. São as duas maiores dotações orçamentárias do país. E nem por isso sobra dinheiro, nem em tempos prépandêmicos!
O termo destacado funciona como: