Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

O texto em análise constitui-se como um conjunto global, lógico, uma unidade de significado, em que as idéias estão conectadas, além de estabelecer adequadamente as relações entre as frases, costurando e unindo os elementos estruturais do texto.


O texto, portanto, é um contínuo contextual que apresenta dois elem entos de textualidade, caracterizados no parágrafo acima, denominados, respectivamente:

mostrar texto associado
Pode-se afirmar das marcas da cadeia semântica ou fluxo informacional no texto em análise que o(a):
mostrar texto associado

O texto é escrito em linguagem-padrão, com interferências da oralidade.


Assinale a alternativa que apresenta informação própria da versão mais formal da língua.

mostrar texto associado
Esse texto de Ferreira Gullar evidencia:
mostrar texto associado

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem literária e as idéias.


I. A crônica se desenrola sobre o fato de o ser humano aprender tão cedo a falar e o fascínio do autor por isso, através do uso da linguagem literária.

II. O texto aponta o fato de as crianças adquirirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas e se propõe a explicar este processo de aquisição, sob a égide da linguagem não literária.

III. O que espanta o autor não é a criança pensar e, por isso, adquirir a linguagem; o espanto reside na origem dessa capacidade da criança.


Está correto o que se afirma apenas em: