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Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere: I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual. II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência. III. No enunciado ‘Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.’ não há quebra de paralelismo. IV. O enunciado ‘Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.’ tem um problema de paralelismo verbal. V. “não só... mas (como) também” são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Questão Anulada
Conhecemos como ‘tipos textuais’ o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida e facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Eles variam entre cinco e nove tipos, e os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. A esse respeito, considere: I. A tipologia textual, assim como. os gêneros textuais, apresenta propriedades linguísticas intrínsecas, como o vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras características que definem os gêneros. II. A principal característica de uma narração é contar uma história, ficcional ou não, geralmente contextualizada em um tempo e espaço, nos quais transitam personagens. III. A descrição tem por objetivo descrever objetivamente ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Há textos literários em que se é possível também encontrar a descrição subjetiva. IV. O texto dissertativo-argumentativo é opinativo, em que as ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas cuja finalidade é convencer o interlocutor da tese apresentada. V. Os contos, crônicas, fábulas, romance, biografas são tipos textuais de narração. Estão corretas as afirmativas:
Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.”. Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se: I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo. II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido. III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito. IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor. V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se: I. ‘Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.’ é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal. II. ‘Trabalhou tanto que adoeceu.’ é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal. III. ‘Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.’ é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem. IV. ‘Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.’ é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal. V. ‘Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.’ é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição. Estão corretas as afirmativas:
A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) ‘Tomara que você ganhe o jogo’ é uma frase declarativa. ( ) ‘Mariana estudou, logo passou na prova’ é uma oração coordenada explicativa. ( ) ‘Tenho apenas um desejo: seja feliz!’ é uma oração subordinada substantiva apositiva. ( ) ‘Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.’ é uma oração subordinada adverbial concessiva. ( ) ‘Estou convicta de que ele era inocente.’ é uma oração subordinada objetiva direta.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.