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Do ponto de vista da sociologia do conhecimento, existe uma interdependência entre paradigmas teóricos e os respectivos contextos históricos em que amadureceram. Deste modo, a “descoberta da sociedade” foi realizada pelos sociólogos na Europa Ocidental (no decorrer do século XIX) e nos Estados Unidos (entre o século XIX e XX), coincidindo com a identificação de novas práticas e novas relações sociais próprias da sociedade moderna, o que possibilitou a “invenção” da categoria “relações sociais”.

Adaptado de IORIO, G. “La nascita della sociologia e la relazione sociale”. In Nuova Umanità XXVII,162, p.831-49.


Com base no texto, a respeito do contexto de surgimento da sociologia, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A sociologia tematiza inicialmente os problemas da questão social: as condições de vida e trabalho das classes populares, a criminalidade e a miséria, como na tradição da social survey inglesa.

( ) A sociologia se consolida como conhecimento científico em uma época pós-revolucionária: na França, é introduzida por Comte e Saint-Simon e, na Inglaterra, pelos estudos de Spencer.

( ) A sociologia se constitui como domínio autônomo de conhecimento, ao criticar a economia política e os princípios do laissez-faire: os estudos de Weber e Durkheim, por exemplo, evidenciam a importância da comunidade estabelecida sobre normas e valores compartilhados.


A sequência correta, de cima para baixo, é

O Novo Ensino Médio deve ofertar um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que os estudantes poderão escolher para o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o seu futuro. Essa reestruturação foi proposta para que os alunos possam estudar de modo mais aprofundado os temas de seu interesse e desenvolver habilidades importantes para o mundo contemporâneos, como tomada de decisão e resolução de problemas.


Assinale a opção que identifica corretamente o componente do Novo Ensino Médio descrito no texto.

A ideia de território ganha centralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja através da autonomia outorgada aos referenciais curriculares de cada município, estado ou do Distrito Federal, seja considerando a diversidade das juventudes e a própria experiência do estudante nas diferentes regiões e contextos. No contexto educacional, o conceito de territorialidade designa identidades, sentidos e sentimentos de pertencimento a determinado lugar ou situação social, considerando, desse modo, a concepção humana integral, cognitiva e socioemocional.

Adaptado de IGNEZ, M. Integração curricular: o que, por que e como? In https://nossoensinomedio.org.br/


As afirmativas a seguir identificam corretamente a importância da referência da territorialidade para a proposta curricular do Novo Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

Para analisar e criticar as relações de poder, não podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais. Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política.

RJ: Forense Universitária,2004, p.45-55.


Com base no trecho, pode-se dizer que as relações de poder

Observe a situação a seguir: uma visitante do Museu Hirshhorn (Washington) admira a serigrafia fotográfica de Barbara Kruger, intitulada “Eu compro, portanto sou” (2008).


Imagem associada para resolução da questão


As afirmativas a seguir interpretam corretamente a cena, com base em referenciais teóricos da sociologia sobre o consumo, à exceção de uma. Assinale-a.