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“Quando grupos humanos são considerados, a simples observação nos convence de que as diferenças na constituição física (por exemplo, cor da pele, altura etc.) são biológicas. Mas há também diferenças em muitos traços comportamentais e estes costumam confrontar o observador com um problema: as diferenças comportamentais são determinadas cultural ou geneticamente? Historicamente, grande parte das discussões sobre as origens ou causas do comportamento nos revela a existência de uma questão altamente controvérsia.” (Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36039/22228.)
O comportamento nada mais é do que a expressão manifesta, expressa, aparente, de formulações bem mais profundas das pessoas e, por que não dizer, também das organizações, que são sempre constituídas de pessoas em permanente interação. Tendo em vista as influências sociais na formação da personalidade do indivíduo, analise as afirmativas a seguir.
I. O ambiente é, de certa forma, responsável pela formação de algumas características básicas do homem, tais como sua capacidade intelectual. II. A mente do recém-nascido é por excelência o local intacto e obscuro onde serão impregnadas as noções culturais necessárias à vida social. III. As condições e experiências de vida do indivíduo (sua inteligência, personalidade, traços físicos etc.) já estão formadas, ‘prontas’ ao nascimento, devido à sua herança biológica. IV. Qualquer traço, caráter ou característica que o indivíduo apresenta na infância é, por definição, inato ou congênito e, portanto, trata-se de uma herança genética.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“[...] o conceito de classes sociais não é definido imediatamente e de forma a-histórica e, depois, encaixado na realidade. Na verdade, ele parte da realidade, do processo histórico de engendramento das classes, seu desenvolvimento e tendência para superação, nas relações sociais reais, concretas, no processo da história da humanidade. Dessa forma, o conceito de classes sociais deve ser entendido como expressão de uma determinada realidade, que é histórica e uma totalidade.” (Viana,2012, p.21-22.)


Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra,
“A pirataria é a atividade levada a cabo pelos piratas. No seu sentido original, um pirata era um delinquente que abordava embarcações em alto-mar para ficar com as suas riquezas. Exemplos: ‘A pirataria era uma das principais preocupações da Coroa espanhola’, ‘O vice-rei fez grandes esforços a lutar contra a pirataria que tinha lugar junto das costas’, ‘O império acabou com a pirataria, que lhe permitia incrementar os seus tesouros por uma via ilícita’. Atualmente, a noção de pirataria e aquilo que entendemos por pirata mudou. Considera-se que a pirataria consiste em falsificar um produto, comercializando cópias ilegais. Também se pode tratar da comercialização (ou difusão) não permitida de obras intelectuais, como filmes, discos de música etc.” (Disponível em: https://conceito.de/pirataria.)
A prática de compartilhar músicas, jogos, livros e filmes na internet popularizou-se a tal ponto que foram criados inúmeros sites com essa finalidade específica. Tendo em vista o conceito de indústria cultural e o contexto midiático da atualidade, assinale a afirmativa correta.
Durkheim considera que as normas e os padrões sociais determinam as condutas individuais, ou seja, esse conjunto de relações sociais é o que confere a cada sociedade seu caráter único e específico. Para chegar a essa conclusão, ele escreveu uma teoria de desenvolvimento das sociedades em que elabora um modelo de análise sociológica que estabelece a distinção entre duas formas de socialização: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.” (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedade-social.htm.)
A solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas e, sendo assim,
“A escola cria suas próprias desigualdades, a economia cria suas próprias desigualdades, a cultura cria suas desigualdades, a política cria suas desigualdades... As desigualdades de cada um desses domínios podem e precisam ser combatidas. Mas há desigualdades e injustiças novas quando as desigualdades produzidas por uma esfera de justiça provocam automaticamente desigualdades em outra esfera.” (Dubet,2004, p.549.)
Um sistema escolar justo deveria assegurar um combate constante às desigualdades, promovendo ações justas – ou que pelo menos não reproduzam a injustiça – tais como: