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As desigualdades sociais, no mundo ocidental, sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o do tema desigualdade social e as classes sociais - o entendimento de suas condições no século XIX, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Um bom começo para o entendimento das origens e da dinâmica do desenvolvimento das classes, principalmente no século XIX, são os ensinamentos de Marx. Para ele, classe, no capitalismo, pode ser definida de forma genérica – já que Marx faz uso do termo de forma variada – em termos da relação de grupamentos sociais com os meios de produção.

II. Embora Marx inicie a sua obra mais famosa, O Capital, falando da mercadoria, ele está mais preocupado, na realidade, com o processo de produção.

III. Na visão dicotômica de Marx, estabelece-se uma reciprocidade de dependência simétrica. Assim, o conflito de classes surge, inevitavelmente, dessa dependência recíproca. Em cima dessas condições objetivas ele trabalha as condições necessárias de consciência e ação.

Estão corretas as afirmativas:

As desigualdades sociais, no mundo ocidental sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o ensino do tópico as grandes mudanças do período moderno e as consequências para a vida social, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O capitalismo não se caracteriza pelo fato de os meios de produção, os produtos e, principalmente, a força de trabalho serem uma mercadoria, vendida e comprada no mercado.

( ) Para Marx, basicamente, existem no capitalismo duas classes: uma, que detém os meios de produção (matérias-primas, maquinário, as fábricas, e o capital que pode comprá-los) e outra que não possui estes meios. Isto é o que ele chama de relação de produção.

( ) A alienação, isto é, o fato de o produto (ou mercadoria) se unir de forma indissociável ao produtor que o produz – aí, incluída a força de trabalho – serve apenas de mote para a descrição do processo de produção capitalista, gerando as condições objetivas da reprodução e das relações de classe.

( ) A burguesia e o proletariado passam a ser classe em si quando elas têm consciência de sua própria existência, ou, quando têm consciência de classe.

( ) Ao proletariado, que vende sua força de trabalho, cabe apenas uma parcela da riqueza produzida, que vai corresponder apenas àquilo de que precisa para se reproduzir, ou seja, o seu salário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Na segunda metade do séc. XX, o economista Mancur Olson dirigiu ao marxismo a crítica de que por mais precária que seja a situação que os membros da classe operária compartilhem, esta não se apresenta como uma razão suficiente para que os mesmos se reúnam para lutar por seus direitos. Sobre o posicionamento de Olson, de acordo com Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.

É importante que os alunos entendam que a sociologia possui uma tradição, que vem desde os clássicos, que procura demonstrar como as características da sociedade moderna possuem suas origens no processo mais amplo de transformação do mundo ocidental, transformação essa manifesta concretamente com a eclosão da revolução industrial com o processo de migração do campo para as cidades, a consequente intensificação da urbanização e todos os efeitos bons e ruins dela decorrentes. De acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, é preciso ensinar sobre a natureza do mundo moderno nas visões de Max Weber e de Emile Durkheim. Sobre o ensino desse tópico, segundo as recomendações do Centro, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O professor poderá, como Weber, argumentar que a tônica da modernidade se manifesta no caráter racionalizado da atividade econômica, social, política, cultural etc., possibilitado pelo surgimento histórico ocasional de uma ética religiosa particular.

II. A principal crítica de Weber a Marx leva o aluno a perceber também a sua grande crítica ao capitalismo moderno no qual vivemos. Ela diz respeito à suposta ideologização por este autor do valor-trabalho. Em contraste com a visão marxiana, Weber quer enfatizar sua concepção mais realista de que ocorre uma inevitável degradação do trabalho na produção moderna, uma vez perdida a valorização deste por critérios religiosos.

III. Toda a discussão sobre modernidade deve ser o pano de fundo para uma reflexão sobre o Tradicional e o Moderno na sociedade brasileira: os contrastes entre a sociedade urbana e rural, entre os estilos de vida cosmopolita e local, entre estilos de política partidário-ideológico corporativa-clientelista e, enfim, como convivem o “velho” e o “novo” na sociedade brasileira.

Estão corretas as afirmativas:

A emergência do capitalismo implica o advento de uma economia de larga escala, sem fronteiras nacionais, a qual requer uma administração de molde racional, em contraste com administrações de caráter tradicional (feudal ou patrimonialista), própria de economias de subsistência ou de alcance reduzido. Sobre o ensino do tópico a natureza do mundo moderno na visão de Karl Marx, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.