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O trabalho visto pela sociologia é uma especialidade humana, criadora de valores. E é através dessa especialidade humana que o homem marca sua capacidade de transformar a natureza, o ambiente e sua relação com os outros seres humanos. Sobre o trabalho, assinale a alternativa incorreta:
As desigualdades entre os seres humanos podem ser caracterizadas como naturais, pela diferença na morfologia (estatura, peso, saúde, cor dos olhos, cor dos cabelos dentre outros) e também quanto à capacidade mental, mas essas desigualdades não são suficientes para explicar as desigualdades sociais que estão relacionadas com à possibilidade de acesso aos bens sociais. Nesse caso, trata-se da estratificação social, presente nas sociedades complexas. Levando em consideração três sistemas de estratificação social: de Castas, Feudal e de Classes. Em relação aos sistemas de estratificação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O conceito de cultura está entre as noções mais usadas em sociologia. Quando os sociólogos se referem à cultura, estão preocupados com aqueles aspectos da sociedade humana que são antes aprendidos do que herdados. Esses elementos culturais são compartilhados por membros da sociedade e tornam possível a cooperação e a comunicação. Formam contexto comum em que os indivíduos numa sociedade vivem as suas vidas. Considerando a relevância desse tema para os estudos socioantropológicos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Diversidade Cultural 2. Etnocentrismo 3. Relativismo Cultural 4. Identidade
COLUNA II
( ) É um conceito multifacetado que se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo para elas. Essas compreensões são formadas em relação a certos atributos que têm prioridade sobre outras fontes de significado.
( ) Prática de julgar outras culturas comparando-as com a nossa, pois uma vez que as culturas variam tanto, não é surpreendente que pessoas vindas de uma cultura achem difícil simpatizar com as ideias ou os comportamentos de pessoas de culturas diferentes.
( ) As culturas podem ser excessivamente difíceis de se compreender de fora, motivo pelo qual deve-se ter a compreensão de que não podemos entender as práticas e as crenças separadamente das culturas mais abrangentes de que fazem parte. Uma cultura tem que ser estudada em termos de seus próprios significados e valores.
( ) Práticas e comportamentos humanos diferentes e aceitáveis variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência contrastam drasticamente com que pessoas de outras sociedades consideram ‘normal’. Diversos traços de comportamento são aspectos de amplas diferenças culturais que distinguem umas sociedades das outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Diversidade Cultural 2. Etnocentrismo 3. Relativismo Cultural 4. Identidade
COLUNA II
( ) É um conceito multifacetado que se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo para elas. Essas compreensões são formadas em relação a certos atributos que têm prioridade sobre outras fontes de significado.
( ) Prática de julgar outras culturas comparando-as com a nossa, pois uma vez que as culturas variam tanto, não é surpreendente que pessoas vindas de uma cultura achem difícil simpatizar com as ideias ou os comportamentos de pessoas de culturas diferentes.
( ) As culturas podem ser excessivamente difíceis de se compreender de fora, motivo pelo qual deve-se ter a compreensão de que não podemos entender as práticas e as crenças separadamente das culturas mais abrangentes de que fazem parte. Uma cultura tem que ser estudada em termos de seus próprios significados e valores.
( ) Práticas e comportamentos humanos diferentes e aceitáveis variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência contrastam drasticamente com que pessoas de outras sociedades consideram ‘normal’. Diversos traços de comportamento são aspectos de amplas diferenças culturais que distinguem umas sociedades das outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Karl Marx elaborou uma ampla teoria social cujo escopo fundamental foi compreender a modernidade em sua dimensão econômica. Seu pensamento exerceu uma importância decisiva para o desenvolvimento da Sociologia que sempre pretendeu entender a sociedade moderna. Levando em consideração o método de análise da sociedade apresentado por Marx, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Infraestrutura 2. Superestrutura
COLUNA II
( ) O que é a sociedade, seja qual for a sua forma? – o produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens escolher livremente esta ou aquela forma de sociedade? [...] a história social dos homens nada mais é que a história do seu desenvolvimento individual, tenham ou não consciência disso.
( ) Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. Estas seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.
( ) O elemento fundamental da economia é o trabalho. O ser humano, pra sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades. É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. De acordo com o esquema dialético de Marx, através do trabalho o homem supera a condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
( ) O trabalho [é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Infraestrutura 2. Superestrutura
COLUNA II
( ) O que é a sociedade, seja qual for a sua forma? – o produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens escolher livremente esta ou aquela forma de sociedade? [...] a história social dos homens nada mais é que a história do seu desenvolvimento individual, tenham ou não consciência disso.
( ) Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. Estas seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.
( ) O elemento fundamental da economia é o trabalho. O ser humano, pra sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades. É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. De acordo com o esquema dialético de Marx, através do trabalho o homem supera a condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
( ) O trabalho [é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os clássicos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, apresentam diferentes teoria para explicarem a sociedade e, mesmo quando concordam com temas que são objeto de análise, o fazem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Três das mais importantes perspectivas teóricas são: o Funcionalismo, a abordagem do Conflito e o Interacionismo Simbólico. Sobre essas perspectivas teóricas, analise as afirmativas abaixo:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas: