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Luiz Afonso está analisando quatro possíveis projetos diferentes para implementar em sua empresa, a L.A magazine. Cada um desses projetos exige um investimento inicial de R$500.000,00 e apresenta entradas de caixa descritas na tabela a seguir.
Suponha que a metodologia escolhida por Luiz Afonso na avaliação dos projetos é a de payback. Se o dono da L. A. magazine estipulou um período máximo de 5 anos na sua avaliação de payback e supondo que a taxa de juros é nula, tem-se que o(s) projeto(s) que atende(m) à sua exigência é(são):
Suponha que a metodologia escolhida por Luiz Afonso na avaliação dos projetos é a de payback. Se o dono da L. A. magazine estipulou um período máximo de 5 anos na sua avaliação de payback e supondo que a taxa de juros é nula, tem-se que o(s) projeto(s) que atende(m) à sua exigência é(são):
Suponha um projeto cujo investimento inicial é de R$ 3.480,00, mas que gera entradas de caixa no valor de R$ 2.000,00, durante os dois anos seguintes. A taxa interna de retorno desse projeto é dada aproximadamente por:
Suponha uma firma que use apenas dois insumos na produção do seu produto: capital, K, e trabalho, L. Sua função de produção é dada por f(K, L) = 5K0,2L0,8.
Se o orçamento da produção for limitado a 500 unidades monetárias, e o preço por unidade de capital for r = 25 e por unidade de trabalho, w = 10, as escolhas dos insumos que maximizam o lucro dessa firma e utiliza todo o orçamento disponível são:
Considere o modelo de Stackelberg no qual duas firmas produzem um mesmo produto. Suponha que as firmas sejam homogêneas, o que significa que as curvas de custo total de ambas são expressas por Ci(qi) = 10qi, para i= L, S. A curva de demanda inversa desse mercado é dada por P(Q) = 250 – Q, onde Q = qL+qS é a produção total no mercado.
O lucro da firma líder é dado por:
Suponha que duas firmas idênticas, i=A, B, produzam aparelhos de som e sejam as únicas empresas em um mercado de competição por Cournot. A função custo total de cada uma delas é dada por C(Qi)=20Qi, onde Qi é a quantidade produzida pela empresa i. O preço do mercado é determinado pela seguinte curva de demanda inversa: P(Q)= 320 – Q, onde Q = Q1 + Q2. Identifica-se que a produção total de aparelhos de som é dada por: