Filtrar


Questões por página:

“Diane Dodd (1989) examinou os efeitos do isolamento e seleção nas moscas da fruta. Ela tirou as moscas da fruta de uma única população e dividiu-as em populações isoladas espacialmente. Metade da população vivia em uma alimentação baseada em maltose e a outra metade vivia em uma alimentação baseada em amido. Depois de muitas gerações, as moscas foram testadas para saber com quais moscas elas preferem se acasalar. Dodd descobriu que algum tipo de isolamento reprodutivo ocorreu como resultado do isolamento espacial e seleção por diferentes fontes de alimentos nos dois ambientes: ‘moscas da maltose’ preferiram outras ‘moscas da maltose’ e ‘moscas do amido’ preferiram outras ‘moscas do amido’.”
(http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1fEvidenceSpeciation. shtml)

O tipo de especiação observado neste experimento clássico é o(a):

Plantas C4 e CAM têm em comum a fixação do dióxido de carbono em compostos orgânicos intermediários – por exemplo, malato – e a posterior descarboxilação, para fornecimento do carbono que seguirá no ciclo de Calvin. No entanto, nas plantas CAM a fixação inicial de carbono:

“As moléculas lipídicas constituem cerca de 50% da massa da maioria das membranas das células animais, e quase todo o restante são proteínas.”

(ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula.4ª ed. Porto Alegre: Artmed,2004.)

Todas as moléculas lipídicas da membrana plasmática são totalmente:

Em relação ao ciclo do nitrogênio, avalie as afirmativas a seguir.

I A conversão de nitrogênio gasoso (N2) em amônia é chamada nitrificação.

II Plantas absorvem nitrogênio na forma de nitrato.

III A conversão de nitrato do solo em N2 é realizado por bactérias decompositoras.

IV Rhizobium é exemplo de bactéria fixadora de nitrogênio quando associada a raízes de leguminosas.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Segundo Odum, no seu livro “Ecologia”, entre os tipos de pirâmides ecológicas, a de energia é, de longe, a que proporciona a melhor imagem da natureza funcional das comunidades. No entanto, sabe-se que parte da energia é dissipada em forma de calor, eventualmente voltando ao espaço como radiação infravermelha. O fluxo de energia nos ecossistemas: