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Ali, por entre as folhagens, existiam as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha ferida pela luz do sol.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ateliê editorial,1999. p.71.
Assinale a alternativa em que a reescrita do texto destacado apresenta desvio à norma culta.
Sendo mortal e, por conseguinte, imperfeito, o homem sempre se verá como parte de uma realidade infinita que o circunda e sempre se achará em luta contra ela. Volta e meia se defrontará com a contradição constituída pelo fato de ser ele um ‘eu’ limitado e, ao mesmo tempo, fazer parte de um todo ilimitado.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar. p.247.
Considerando o contexto do texto, assinale a alternativa correta.


As funções da linguagem que podem ser depreendidas da publicidade apresentada na figura são:


I. referencial, uma vez que evidencia aos empresários as consequências de não se fazer propaganda;

II. conativa/apelativa, uma vez que busca influenciar os empresários a investirem em propagandas;

III. metalinguística, uma vez que usa o termo “propaganda” para falar de “propaganda”;

IV. fática, uma vez que a sua função é testar o suporte através do qual a mensagem é veiculada;

V. poética, uma vez que o autor, a fim de deixar o texto atraente ao interlocutor, recorre à linguagem verbal e não verbal.


Dos itens, verifica-se que estão corretos

Para ser franco, declaro que esses infelizes não me inspiram simpatia. Lastimo a situação em que se acham, reconheço ter contribuído para isso, mas não vou além.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. São Paulo: M. Fontes,1970. p.241.
Considerando aspectos sintáticos, a oração destacada no texto é
Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, assim me aprontei de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada; o vidro então reproduziu-me a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,1994. v. II.
Dos trechos destacados, em qual deles o pronome empregado viola as regras de colocação pronominal?