Questões de Concurso
Filtrar
210 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 42
Questões por página:
Questões por página:
As placas ateroscleróticas produzem alterações locais e distais de fluxo e pressão, que podem ser medidas por vários métodos não invasivos. Na prática clínica, o laboratório vascular não invasivo fornece uma combinação de medidas fisiológicas e mapeamento das lesões após o procedimento. Sobre os métodos diagnósticos na doença oclusiva arterial periférica, é INCORRETO afirmar que
“A ___________________ (doença sem pulso) comumente afeta mulheres jovens, tendo alta prevalência em descendentes de europeus ocidentais e asiáticos. Normalmente, há um pródromo marcado por sinais e sintomas inflamatório-sistêmicos. A doença arterial ocorre, predominantemente, na aorta e seus principais ramos, sendo descritos vários padrões de envolvimento. Os vasos supra-aórticos são frequentemente acometidos, levando a sintomas de hipoperfusão cerebral ou claudicação dos membros superiores. O tratamento inicial baseia-se no processo inflamatório, sendo predominantemente clínico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Várias complicações podem ocorrer no período imediatamente após a correção cirúrgica dos Aneurismas Abdominais da Aorta (AAAs), sendo as mais comuns as complicações das incisões relacionadas ao acesso vascular, incluindo sangramento, hematoma, formação de pseudoaneurisma e infecção do ferimento. Uma das razões principais para a falha da endoprotese é a presença de vazamento, denominada endoleak. Qual dos tipos de vazamentos (endoleaks) pode ser tratado inicialmente com observação, visto que a maioria se fecha espontaneamente?
A era moderna da reconstrução arterial tem sido possível pelo desenvolvimento da arteriografia (Moniz,1927; dos Santos, 1929), que permitiu a localização anatômica do aneurisma e das lesões oclusivas e suas correlações com os sintomas. Avanços tecnológicos em catéteres, meios de contraste, equipamentos radiológicos e processo de imagem têm levado a um grande aumento da segurança e da imagem de alta resolução de toda a árvore circulatória. São complicações da arteriografia relacionadas ao meio de contraste, EXCETO:
Para o tratamento aberto dos Aneurismas de Aorta Abdominal (AAAs), várias exposições podem ser usadas, cada uma com seus méritos e desvantagens. As opções incluem a abordagem transperitoneal, por meio de uma longa incisão na linha média, ou de uma minilaparotomia, ou a abordagem retroperitoneal, por meio de uma incisão no flanco esquerdo. São situações cuja abordagem retroperitoneal é preferida, EXCETO: