Filtrar


Questões por página:
Sobre a avaliação de pacientes com estado confusional agudo, assinale a alternativa correta.
Na avaliação pré-operatória de um homem de 55 anos de idade com hérnia umbilical, encontraram-se baixos níveis de transaminase e relação aspartato-alanina transaminase (AST/ALT) > 2, que sugere:
Sobre os principais sinais clínicos e diagnósticos das doenças neuromusculares, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Do ponto de vista semiológico, é muito difícil distinguir as topografias mais prováveis de um paciente com doença neuromuscular. ( ) É clássico das lesões piramidais o surgimento contralateral do lado acometido por sinais de liberação piramidal. ( ) As principais queixas referentes às doenças neuromusculares envolvem a fraqueza muscular episódica ou progressiva, a atrofia muscular, parestesias, disestesias, dor neuropática e a mialgia associada ou não aos esforços físicos. ( ) Os reflexos estão frequentemente diminuídos ou abolidos nas neuropatias periféricas ou nas doenças que também acometem as raízes.
Assinale a sequência correta.
Uma paciente de 50 anos de idade, portadora de miocardiopatia dilatada, idiopática e familiar está em tratamento farmacológico otimizado com IECA (captopril 150 mg/d), betabloqueador (carvedilol 50 mg/d), espironolactona (25 mg/d) e diurético de alça (160 mg/d). Queixa-se de palpitações ocasionais. Seu eletrocardiograma revela aumento do intervalo QT, depressão do segmento ST e da onda T e onda U evidente.
O distúrbio eletrolítico que está envolvido nesse caso é a:
Uma paciente de 78 anos de idade, com pneumonia, foi internada devido a um quadro confusional agudo: agressividade alternada com lucidez, associada a déficit de atenção, alteração ciclo sono-vigília, com delírios visuais noturnos. A paciente é portadora de bronquite crônica, segundo os familiares, sem outras comorbidades.
Nesse caso, é correto afirmar que se trata de: